Empresa aluga hotel no Piauí para hospedar 34 trabalhadores da BA com Covid-19 e PM barra entrada

28/05/2020 08h52


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /PM-PICaminhão abordado pela PM na cidade de São Raimundo Nonato.(Imagem:Divulgação /PM-PI)Caminhão abordado pela PM na cidade de São Raimundo Nonato.

Uma empresa do ramo da construção civil alugou um hotel no município de São Raimundo Nonato, a 536 km de Teresina, para hospedar 34 trabalhadores vindos de Pilão Arcado, na Bahia, com Covid-19, mas os veículos que traziam os trabalhadores foram interceptados pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI) na madrugada desta quarta-feira (27) e escoltados de volta até o limite municipal.

Procurada pelo G1, a empresa Andrade Gutierrez, à frente do Consórcio de linhas de transmissão Linhão BA-PI, informou que o consórcio havia alugado o local para hospedar os trabalhadores com os devidos cuidados, mas que a decisão foi remanejada por orientação da secretaria de saúde local. (Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem)

De acordo com a empresa, um funcionário já morreu devido à doença, no domingo (24), na cidade de Buritirama (BA), onde estava internado. Os outros trabalhadores que testaram positivo para a Covid-19 estavam assintomáticos e não precisavam de atendimento médico.

Desta forma, a empresa alugou um hotel no Piauí para hospedá-los, para que eles ficassem em quarentena em São Raimundo Nonato, mas a PM-PI e a Vigilância Sanitária não autorizaram o desembarque dos passageiros e fecharam o estabelecimento que abrigaria os trabalhadores.

Os PMs que estavam trabalhando na operação não se aproximaram dos veículos por medida de segurança. A Andrade Gutierrez comunicou que, após deixar o Piauí, os colaboradores foram transferidos para isolamento nas cidades de Campo Alegre de Lourdes (BA) e Barreiras (BA).

Até o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), divulgado nessa terça-feira (26), São Raimundo Nonato havia registrado 51 casos confirmados do novo coronavírus.

Leia a nota da empresa na íntegra:

A Andrade Gutierrez, à frente do Consórcio de linhas de transmissão Linhão BA-PI, informa que 34 funcionários do canteiro de Nova Holanda (BA) testaram positivo para a Covid-19 esta semana, mas estão assintomáticos e cumprem isolamento. Um outro colaborador infelizmente veio a óbito no domingo (24) e teve a doença confirmada depois pela unidade de saúde. Ele comunicou sintomas iniciais à equipe médica do consórcio no próprio dia 24 e foi encaminhado imediatamente para o Hospital Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Buritirama (BA), onde foi internado, mas apresentou rápida piora em seu quadro de saúde. A construtora e o consórcio lamentam profundamente o ocorrido e estão prestando todo o apoio necessário aos familiares. Apesar de não demandarem atendimento médico até o momento, os demais colaboradores foram transferidos para isolamento nas cidades de Campo Alegre de Lurdes (BA) e Barreiras (BA), que contam com maior infraestrutura. O consórcio havia alugado um hotel em São Raimundo Nonato (PI) para hospedá-los com os devidos cuidados, mas a decisão foi remanejada por orientação da secretaria de saúde local. Todos os colaboradores do canteiro de Nova Holanda foram testados até a tarde de ontem (26). O consórcio vem tomando todas as medidas de prevenção à Covid-19, com realização de triagem diária de saúde dos funcionários, adequação dos ambientes de trabalho e ampla comunicação. Além disso, a Andrade Gutierrez e o consórcio têm se reunido com as prefeituras das regiões para atualizar o cenário e ressalta que a manutenção do trabalho foi devidamente autorizada pelas autoridades sanitárias.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook