Emocionados, familiares e amigos se despedem de Júnior Araújo

02/07/2016 09h32


Fonte G1 PI

O sepultamento do produtor cultural e jornalista Francisco das Chagas Araújo Júnior, foi marcado pela emoção. A cerimônia aconteceu na manhã deste sábado (2), no Cemitério Jardim da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina. Ele foi vítima de grave colisão que também deixou o seu irmão, o professor Bruno Queiroz, 30 anos, morto.

Integrantes do Salve Rainha, coletivo cultural que Júnior Araújo idealizou, preferiram não falar com a imprensa. A comoção foi inevitável. Familiares e amigos mais próximos participaram do sepultamento, com diversas homenagens. Por conta da forte emoção, eles preferiram não falar com a imprensa.
Imagem: Reprodução/TV ClubeCorpo de jornalista Júnior Araújo é enterrado em Teresina.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Corpo de jornalista Júnior Araújo é enterrado em Teresina.

O cortejo deixou o Clube dos Diários, local do velório, por volta das 8h e seguiu até o cemitério. Na tarde da sexta-feira (1º), diversas foram homenagens de despedidas ao produtor cultural vítima de um crime de trânsito. A cerimônia foi prestigiada por artistas, familiares, amigos, integrantes do Salve Rainha e populares que se sensibilizaram com a perda.

Neste sábado (2) será realizada a missa de sétimO dia do irmão de Júnior Araújo, Bruno Queiroz, também vítima de forte colisão no trânsito. A missa acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Bela Vista, Zona Sul de Teresina, onde a família reside.

A outra vítima do crime de trânsito, o jornalista e artistas plástico Jader Damasceno, segue internado na UTI de hospital particular de Teresina. Ele já passou por cirurgia no fêmur e na tíbia da perna direita e se recupera com progressão.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Clique para ampliarAmigos e familiares fazem homenagem a Júnior Araújo.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Amigos e familiares fazem homenagem a Júnior Araújo.

Nas cores do Salve

O velório de Francisco das Chagas Araújo Júnior foi aberto ao público, em que dezenas de amigos lotaram as Galeria de Artes Nonato Oliveira, do Clube dos Diários, no Centro de Teresina, para prestar suas últimas homenagens, na sexta-feira (1º). Em um ato simbólico, os presentes ao funeral soltaram balões nas cores azul e branco, em alusão ao coletivo Salve Rainha, movimento cultural criado pelo jornalista e produtor.

Júnior Araújo foi vítima de um acidente de carro ocorrido no dia 26 de junho, em que seu irmão, Bruno Queiroz, morreu na hora. Além deles, o amigo Jader Damasceno ficou gravemente ferido. Júnior teve sua morte cerebral decretada na quarta-feira (29 de junho) e Jader segue internado em um hospital particular de Teresina. Seu estado de saúde é considerado estável e não corre risco de morte.

Ao soltar os balões, o momento foi de emoção para muitos que choraram e aplaudiram o ato. Amiga da vítima, Sharlote Diag disse que o Piauí perdeu o seu grande idealizador cultural. “Foi um breve momento em que ele esteve com a gente e mostrou o seu talento na arte e na cultura. Tenho a sorte porque pude conhecer a pessoa que ele era. Além de deixar saudades, deixa também um rico conhecimento para todos os jovens do Piauí”, contou.

Muitos amigos levaram barcos feitos de papel que representa, segundo eles, toda a identidade do coletivo Salve Rainha. “Fazemos esses barquinhos de papel na tentativa de mostrar todos que o Júnior nos ensinou a transformar lixo em um rico material cultural e simbólico”, disse Mario Alderli, estudante e amigo de jornalista.

Chegada do caixão emociona família
Um clima de muita comoção, tristeza e saudade marcou o velório de Francisco das Chagas Araújo Júnior, 32 anos, vítima de uma grave colisão que deixou também o seu irmão, o professor Bruno Queiroz, 30 anos, morto. O corpo de Júnior chegou ao Clube dos Diários, Centro de Teresina, por volta do meio dia desta sexta-feira, e foi recebido com aplausos.

Vestindo camisetas que traz na imagem os trajes geralmente usados por Júnior durante as intervenções do Coletivo, integrantes do Salve Rainha foram ao local prestar suas homenagens.

O pai chegou ao lado de familiares. Bastante emocionado ele entrou no Clube dos Diários sem falar com a imprensa. Francisco das Chagas Araújo Costa é aposentado e há três anos perdeu a esposa vítima de câncer. Agora, ele tenta criar forças para superar a perda dos dois filhos.

Ruben Silva é primo dos irmãos, Júnior e Bruno. Ainda consternado e sem acreditar no que aconteceu, ele disse ao G1 que o velório acontece da forma como Júnior gostaria que fosse: com uma decoração especial e música.

"Nunca havia acontecido nada parecido em nossa família. Estamos todos muito tristes e abalados",
disse Rubens sobre a perda de dois primos em um crime de trânsito.

A colisão aconteceu no dia 26 de junho, quando um motorista embriagado que trafegava em alta velocidade colidiu na lateral do veículo onde os amigos estavam.

Pai de irmãos mortos desabafa
"Minha vida acabou. Não tem mais sentido. Meus dois filhos que eram minha vida se foram".

Imagem: Beto Marques/G1Pai de Júnior Araújo e Bruno Queiroz quer punição ao condutor que provocou colisão.(Imagem: Beto Marques/G1)Pai de Júnior Araújo e Bruno Queiroz quer punição ao condutor que provocou colisão.

Este foi o desabafo do aposentado Francisco das Chagas de Araújo, na primeira vez que falou à impresa sobre o caso.

"Dois meninos responsáveis, alegres e esforçados em seus trabalhos, mas chegou um assassino e tirou a vida deles. Faço esse apelo à Justiça para que faça cumprir as leis que já existem, que botem esse elemento na cadeia e para que não aconteça com outras famílias o que aconteceu comigo”, desabafou o pai.

Após uma série de exames, a equipe médica que acompanhava Júnior Araújo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) confirmou a sua morte encefálica na noite de quarta-feira (29) e após a notícia a família autorizou a doação de órgãos.

Investigação
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito de Teresina. A delegada Cassandra Moraes Souza informou que, até o momento, o suspeito de ter provocado a colisão deve ser indiciado por homicídio culposo (quando não se tem intenção de matar), lesão corporal grave, embriagues ao volante e omissão de socorro.

"Para finalizar o inquérito faltam apenas esclarecer alguns pontos como qual dos veículos invadiu o sinal vermelho e qual a velocidade que o veículo Corolla estava. Como isso, o indiciamento pode até mudar de homicídio culposo para doloso (quando se tem intenção de matar)”,
disse Cassandra.

A titular do inquérito disse ainda que está em posse de três vídeos que mostram o momento da colisão. Todos foram encaminhados para o Instituto de Criminalística, que tem entre 10 e 30 dias para entregar os laudos.
Imagem: Moana Almeida/Arquivo PessoalAcidente em Teresina matou os irmãos Bruno Queiroz e Francisco das Chagas Júnior.(Imagem:Moana Almeida/Arquivo Pessoal)Veículo que levava os três rapazes ficou completamente destruído.

Salve Rainha
Os jovens integram o coletivo Salve Rainha, uma tecnologia social de valorização do patrimônio cultural de Teresina. O grupo realiza intervenções artísticas-culturais, geralmente aos domingos, em diversos espaços da capital e que marca a cena cultural teresinense.

O coletivo havia iniciado na sexta-feira (24) uma nova ocupação: desta vez no Parque da Cidadania, recém-inaugurado, onde o Salve Rainha está com um café. O acidente aconteceu no domingo, quando os três jovens haviam saído do local, após encerrar o expediente.

Testemunha do acidente
Uma pessoa que testemunhou o acidente revelou ao G1 que o motorista apontado como causador do acidente estava em alta velocidade e invadiu o sinal vermelho.

O homem de 28 anos, que preferiu não ser identificado, afirmou que estava em um carro no mesmo cruzamento e presenciou o acidente. Ao ser interrogado sobre o que teria acontecido, a testemunha afirmou que o motorista do Corolla passou em alta velocidade e com o sinal vermelho. Além disso, percebeu ainda que ele apresentava sinais de embriaguez.

Vídeo mostra colisão
O G1 teve acesso a um dos vídeos da colisão. As imagens de monitoramento do sistema de segurança foram cedidas à polícia por um estabelecimento comercial. Uma simulação do acidente deverá ser realizada no cruzamento da Avenida Miguel Rosa com a Rua Jacob Almendra, Centro de Teresina.

A gravação com mais de uma hora de duração está sob análise do Laboratório de Perícias em Materiais Audiovisuais, do Instituto de Criminalística.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: crime, motorista, vítima