Embaixador alemão fala em parcerias com o Piauí na Alepi

20/11/2012 13h28


Fonte Alepi

Ao visitar, hoje (20), a Assembleia Legislativa, o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, disse que seu pais tem interesse em realizar parcerias com o Piauí, incluindo a área do turismo. Ele pediu que as atrações piauienses, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, sejam mais divulgadas na Alemanha com o objetivo de incentivar seus conterrâneos a visitarem o Estado.

Wilfried Grolig, que chegou à Assembleia acompanhado dos cônsules alemães em Recife, Thomas Wulfing, e em Fortaleza, Dieter Gerding, foi recebido pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Themístocles Filho (PMDB), em seu gabinete. Após a troca de presentes, o embaixador se dirigiu ao plenário onde participou da sessão ordinária.

Wilfried Grolig afirmou, ao ocupar a tribuna, que a Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na União Européia e conta com 1.200 empresas instaladas no país, principalmente em São Paulo.

Ao falar sobre o Piauí, o embaixador declarou que o Estado tem despertado “grande fascinação” por ser o de maior crescimento econômico no Nordeste, contar com importantes reservas minerais e inúmeras atrações turísticas, como o Parque Nacional da Serra da Capivara e as praias de Parnaíba e Luiz Correia.

Wilfried Grolig destacou ainda que Teresina se tornou um centro de logística e de turismo, contando com “uma cozinha saborosa”. Após dizer que já esteve duas vezes na Serra da Capivara, ele salientou que a Alemanha pretende contribuir mais com o desenvolvimento do Piauí.

Antes de concluir, o embaixador pediu que políticos e empresários piauienses participem da Câmara Brasil-Alemanha que será realizada em maio de 2013 em São Paulo. Ele anunciou que dez mil estudantes brasileiros irão ganhar bolsas para estudo em universidades alemães e que está sendo preparada a realização do Ano da Alemanha no Brasil, com o objetivo de ampliar o intercâmbio entre os dois países.

Os deputados Edson Ferreira (PSD) e Margarete Coelho (PP) agradeceram a presença do embaixador no Piauí e indagaram sobre o que a Alemanha pode fazer para que mais turistas do seu país venham conhecer a Serra da Capivara e sobre parcerias que ajudem as pessoas que residem na área do parque.

Wilfried Grolig respondeu que os alemães precisam receber mais informações sobre a Serra da Capívara para que se interessem em conhecer o parque, como fazem em relação a atrações semelhantes na África e nos Estados Unidos. Ele ressaltou que o Piauí pode contar com o apoio do seu país. O presidente Themístocles Filho agradeceu ao embaixador alemão a visita realizada à Assembleia Legislativa.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui