Em Uruçuí soja está morrendo devido à falta de chuvas e altas temperaturas

27/12/2015 08h20


Fonte PortalCidadeLuz

Devido à falta de chuvas na região nordeste, conseqüência da presença do fenômeno climático El Niño, os produtores do Piauí estão preocupados com o atraso no plantio e o desenvolvimento da soja.

De acordo com o representante da Aprosoja Piauí, Altair Fianco, na região de Uruçuí (PI) não chove a mais de 15 dias, causando atraso no plantio da soja, que tem sua janela ideal até o próximo dia 30. “E o grão que foi plantado – em torno de 25% – boa parte dele está literalmente morrendo, porque além do período sem chuva a temperatura é muito alta”, explica.

Imagem: PortalCidadeLuzClique para ampliarEm Uruçuí soja está morrendo devido à falta de chuvas e altas temperaturas.(Imagem:PortalCidadeLuz)

Segundo Fianco devido ao solo muito seco, as áreas sem palhada apresentam situação mais grave, já nas demais, a planta ainda tenta sobreviver.

“O que nos preocupa agora é que atrasando o plantio, nós não conseguimos estabelecer uma palhada pós-colheita de soja, o que acaba comprometendo a palhada também do próximo ano”, ressalta.

Além disso, nas áreas que foram mais afetadas e tem a necessidade de replantio, também não é possível estabelecer uma data para a ressemeadura, já que as previsões climáticas não indicam boas condições de chuvas para essas localidades.

Fianco afirma que após o fim da janela ideal de plantio da soja, até dia 30 de dezembro, a produtividades das lavouras ficam muito comprometidas, por isso é possível que os agricultores deverão investir na cultura do milho após essa data.

“A experiência do ano passado mostra que o que foi plantado em janeiro o rendimento não foi bom, então eu acredito que finalizando dezembro se não houver condições de implantação de lavouras de soja a tentativa de mudar para milho é muito forte, porque os cereais que foram plantados no primeiro mês do ano passado foram muito bem”, destaca Fianco.

Tópicos: plantio, chuvas, soja