Em menos de um mês, oito pessoas morreram vítimas de afogamento no Piauí

17/04/2023 22h16


Fonte G1 PI

Imagem: Defesa Civil municípioBarragem sangrando em Piracuruca-PI.(Imagem:Defesa Civil município)Barragem sangrando em Piracuruca-PI.

Em menos de um mês, oito pessoas morreram afogadas no Piauí. Entre janeiro e abril de 2023, o Corpo de Bombeiros já realizou o resgate de mais de 20 pessoas. O número de salvamentos neste ano já é bem superior ao registrado no mesmo período de 2022.

O climatologista Werton Costa explicou que, durante o período chuvoso, devido ao aumento do volume, da profundidade, vazão ou correnteza da água, os locais de banho se tornam perigosos.

“Durante o período chuvoso, muitos cursos d’água no Piauí, como riachos, rios, cachoeiras, e até água de armazenamento, eventualmente usadas como balneários, barragens, tornam-se atrativas e recebem a visitação de banhistas. Porém, estas áreas são de alto risco, porque o aumento do volume, da profundidade, da vazão ou da correnteza tornam essas áreas perigosas para banhistas. É fundamental ter cuidado redobrado neste momento”,
afirmou o especialista.

Por conta dos afogamentos, a Prefeitura de Pedro II emitiu um alerta para que a população não visite as cachoeiras, rios e riachos do município. Em Piracuruca, a Defesa Civil interditou os acessos à barragem da cidade após o afogamento de um jovem. No sábado (15), uma criança de 1 ano e seis meses morreu afogada em um açude situado na localidade Angical, Zona Rural de Barras.

A tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros no Piauí, destacou algumas orientações para evitar acidentes e afogamentos em locais de banho. São elas:
  • Utilizar boias e coletes salva-vidas
  • Não ingerir bebida alcoólica
  • Verificar se o local é propício para a frequência de crianças, idosos e gestantes
  • Verificar se o local é de difícil acesso ou não
  • Sempre adentrar na água acompanhado de uma pessoa que saiba nadar

“Se deparar com alguém em situação de afogamento, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros”, declarou a tenente-coronel.



Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pessoas, corpo, afogamento