Em menos de um mês, cinco acidentes de ônibus com piauienses foram registrados; veja cuidados

13/10/2023 12h08


Fonte ClubeNews

Imagem: montagem/Portal ClubeNewsClique para ampliarSeis acidentes envolvendo ônibus com piauienses.(Imagem:montagem/Portal ClubeNews)Seis acidentes envolvendo ônibus com piauienses.

Cinco acidentes de ônibus com passageiros piauienses foram registrados em menos de um mês. Entre setembro e outubro, pelo menos três estados brasileiros – Piauí, Pernambuco e Minas Gerais – notificaram casos. Ao todo, quatro pessoas morreram e diversas ficaram feridas.

O primeiro acidente registrado ocorreu no dia 14 de setembro, quando um ônibus que transportava alunos para uma escola no município de José de Freitas (PI) tombou. O veículo estava com quase 20 estudantes, com idades entre 10 a 13 anos. Uma menina de 13 anos morreu e 29 crianças ficaram feridas.

No dia 27 de setembro, um ônibus de turismo que levava romeiros de Teresina (PI) para Canindé (CE) tombou na rodovia estadual de Pernambuco [PE-585], próximo à Serra da Rodagem, zona Rural da cidade de Araripina (PE). Cerca de 50 pessoas estavam dentro do ônibus. Entre elas, a jovem Lara Fabiana, de 21 anos, que morreu no acidente.

No início do mês de outubro (03/10), um ônibus de viagem desceu uma ribanceira na BR-343 na cidade de Cocal (PI). O veículo saiu de Parnaíba com destino a Teresina e levava 44 passageiros para realizar consultas e exames na capital piauiense. Não houve feridos.

Mais um registro de acidente com piauienses em estradas de outro estado ocorreu no dia 05 de outubro. Um ônibus que saiu de Pedro II (PI) com destino a São Paulo caiu em uma ribanceira no Anel Viário Norte, em Uberlândia (MG). O veículo transportava 46 passageiros e dois motoristas. Uma criança de 4 anos e um adulto morreram no acidente.

Na última segunda-feira (09/10), um micro-ônibus com pacientes para tratamento de hemodiálise em Campo Maior (PI) tombou na BR-343, nas proximidades de Cocal de Telha (PI). Devido ao acidente, 29 pessoas – que estavam no veículo – foram encaminhadas aos hospitais de municípios próximos. Ninguém morreu.

Cuidados nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) adverte que, para aquelas pessoas que pretendem viajar de ônibus interestadual, algumas dicas são importantes para garantir uma viagem segura.

– A mais importe conduta a ser seguida é utilizar o cinto de segurança durante toda viagem. Apesar de o ônibus ser um veículo grande e ter mais estabilidade com o solo, ele passa uma falsa sensação de segurança, o que leva alguns passageiros a não utilizarem o dispositivo de segurança.

– Em caso de acidentes de trânsito envolvendo ônibus, o uso de cinto de segurança reduz de forma significativa o risco de lesões graves e mortes. Outra dica importante diz respeito às ocorrências criminais. Ao perceber qualquer atitude suspeita durante a viagem entre em contato com a PRF através do telefone de emergência 191 e comunique o motorista.

– Aos motoristas, é ideal planejar sua viagem estabelecendo rotas e locais de parada. Descanse bem antes de pegar a estrada, muitos acidentes graves acontecem por falta de atenção ou, porque o condutor dormiu ao volante. Faça revisão no veículo, verifique a água, limpadores, faróis, pneus e estepe.

– Verifique se a documentação pessoal e do veículo estão atualizadas. Mantenha uma distância segura dos outros veículos e respeite os limites de velocidade. Só ultrapasse com segurança e em locais permitidos pela sinalização. Utilize os dispositivos de segurança como capacete e cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews