Em dois anos e meio de mandato, governador Wellington Dias não cumpriu 47% das promessas de campanha

04/07/2021 12h57


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoEm dois anos e meio de mandato, governador Wellington Dias não cumpriu 47% das promessas de campanha(Imagem:Divulgação)Em dois anos e meio de mandato, governador Wellington Dias não cumpriu 47% das promessas de campanha

Em dois anos e meio de mandato, o governador Wellington Dias (PT) não cumpriu 25 das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, o que representa 47% do total. É o que mostra o levantamento do G1 considerando os 53 compromissos assumidos pelo então candidato antes de ser reeleito.

A relação completa está na página especial "As promessas de Wellington".

O G1 levantou todas as promessas de campanha dos candidato e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios.

Os dados mostram ainda que foram cumpridas 13 das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, o que representa 24%. A mesma porcentagem também foi registrada nas promessas cumpridas parcialmente – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Outras duas promessas não foram avaliadas, porque o governo não forneceu informações.

Promessas dos políticos: metodologia
Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:
  • Cumpridas: 13
  • Cumpridas em parte: 13
  • Não cumpridas: 25
  • Não avaliada: 2
Divisão por temas

Em termos percentuais, as promessas envolvendo infraestrutura e segurança pública lideram o ranking de promessas não cumpridas.

Nas promessas de Infraestrutura, oito não foram cumpridas e apenas a Duplicação das BRs 316 e 343 foi parcialmente cumprida pelo governador. As promessas não cumpridas são: Construir e implementar política de exploração de gás natural e petróleo, Construir e colocar em funcionamento miniusinas fotovoltaicas, Reconstruir a ferrovia que liga o litoral à Teresina, Concluir a obra da Transcerrados, Construir barragens na região semiárida, Iniciar a instalação do Porto de Luís Correia, Reformar a linha I/Sudeste do VLT de Teresina, Universalizar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Em Segurança Pública, cinco promessas não foram cumpridas e três foram parcialmente cumpridas. O governador cumpriu apenas a Implementação do Plano Estadual de Políticas. As promessas não cumpridas são: Criar o Instituto Superior de Segurança Pública do Estado do Piauí, Criar e implantar programa de formação de agentes sociais de prevenção social do crime, Implantar um programa de proteção das fronteiras para controle de armas e drogas, Implementar o centro integrado de comando e controle e inteligência, Criar e implementar o programa de polícia comunitária.

Nenhuma das promessas de direitos humanos e sociais foi cumprida. São elas: Criar programa de ocupação dos espaços públicos ociosos, Atingir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto em 2022, Construir espaços intergeracionais de atendimento à população.

Por outro lado, entre os compromissos cumpridos, os envolvendo educação e cultura têm os maiores percentuais.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews