Em Brasília, governador apresenta estudos do Intermodal do Vale do Parnaíba para órgãos federais

15/04/2024 16h44


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEm reunião com técnicos do Governo Federal, os estudos acerca da viabilidade do projeto foram apresentados e discutidos em busca de acelerar a sua execução.(Imagem:Divulgação)Em reunião com técnicos do Governo Federal, os estudos acerca da viabilidade do projeto foram apresentados e discutidos em busca de acelerar a sua execução.

O governador Rafael Fonteles se reuniu com representantes de ministérios e da Casa Civil para viabilizar o projeto Integrador Intermodal do Vale do Parnaíba, nesta segunda-feira (15), na sede do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz), em Brasília. O projeto, que tem como objetivo facilitar e agilizar o escoamento da produção local por meio dos transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário e portuário, tem sido frequentemente discutido com órgãos federais na tentativa de dar celeridade à sua execução.

No total, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 27 milhões em estudos detalhados nas áreas econômica, ambiental e de engenharia, com o objetivo de atestar a viabilidade do projeto. Com a finalização deles, Rafael Fonteles os apresentou, nesta segunda-feira (15), a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes; dos Portos e Aeroportos; Integração e Desenvolvimento Regional; Casa Civil; além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.

Durante o encontro, o governador disse tratar-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí. “É um projeto que irá permitir que o transporte de cargas e mercadorias, tanto as importadas quanto exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso irá representar mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais.

O projeto engloba a hidrovia do Rio Parnaíba, por onde serão transportados os grãos produzidos no Cerrado piauiense até o Porto de Luís Correia; a ferrovia do norte do estado, levando ferro de qualidade também ao porto; além da integração com os modais rodoviários. “É por isso que chamamos o projeto de Integrador Intermodal, por conjugar vários meios de transporte. É um momento muito especial, em que estamos discutindo com os nossos técnicos e os do Governo Federal todos os detalhes para que tenhamos o melhor modelo possível para a execução deste projeto que será transformador para a economia do Piauí”, ressaltou.

Rafael Fonteles destacou, ainda, a importância dos estudos minuciosos que foram realizados acerca do projeto. “Estudos completos facilitam o trabalho dos órgãos federais na hora de deferir suas autorizações, licenciamentos e eventuais recursos. Fizemos o trabalho de casa e temos ouvido testemunhos positivos dos técnicos do Governo Federal, por isso estamos confiantes de que esse projeto irá se tornar realidade nos próximos meses, com as contratações, e nos próximos anos, já com a sua execução”, finalizou o governador.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governo, projeto, transporte