Eletrobras identificou 92 casos de furtos de energia no município de Baixa Grande do Ribeiro

30/05/2015 13h19

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Eletrobras Distribuição Piauí realizou uma operação de combate a furtos de eletricidade em alguns municípios do Piauí, e constatou várias irregularidades no fornecimento de energia na cidade de Baixa Grande do Ribeiro. Segundo o órgão, foram localizados um total de 92 desvios de energia em apenas dois dias e meio de operação.

De acordo com Everaldo Gonçalves Correia, líder de processo combate às perdas da distribuição da Eletrobrás, as irregularidades praticadas são na maioria casas de médio e grande porte, avaliadas em um milhão de reais, localidades na zona rural como carvoarias, hotéis, depósitos de bebidas, colégios e muito mais.

“A princípio registramos boletim de ocorrência, e em seguida faremos a cobrança do retroativo daquilo que a Eletrobras deixou de cobrar e notificaremos o cliente”,
disse.

Imagem: FlorianoNewsEveraldo Gonçalves Correia(Imagem:FlorianoNews)Everaldo Gonçalves Correia

A ação faz parte de plano estratégico adotado pela empresa, com o intuito de reverter o quadro de perdas sofrido em virtude da inadimplência e o furto de energia elétrica praticado por consumidores.

As fraudes feitas com a instalação de desvios, são popularmente conhecidas como “gatos”, nos medidores de consumo dos locais, o que prejudica os investimentos na qualidade da rede de distribuição e encarece a tarifa cobrada ao consumidor.

Segundo Everaldo Gonçalves, as ligações são feitas abertamente, sem nenhum tipo de medo ou equipamentos necessários a segurança, com único intuito de não pagar a energia que estão consumindo.

O furto de energia está previsto no parágrafo 3º do artigo 155 do Código Penal, podendo a pena variar de 1 a 4 quatro anos de reclusão, além da fixação de multa.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui