Eleições 2024: seis deputados estaduais do Piauí anunciam pré-candidatura

13/06/2023 12h17


Fonte ClubeNews

Há menos de um ano das últimas eleições, seis deputados estaduais do Piauí já anunciaram pré-candidatura para a corrida eleitoral de 2024. O quantitativo representa 20% do quadro de parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), composta por 30 deputados.

A legislação eleitoral permite algumas ações dos pré-candidatos, como a menção à candidatura, exaltação de suas qualidades pessoais e concessão de entrevistas, desde que não haja pedido de votos. É vedado o uso de outdoors, banners e panfletos para exaltação do pré-candidato.

A capital

Teresina é a cidade mais cobiçada pelos pré-candidatos. Pleiteiam o comando do Palácio da Cidade o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), Fábio Novo (PT) e Bárbara do Firmino (Progressistas).

O deputado Dr. Vinícius Nascimento (PT) recuou da disputa na quarta-feira (7) e desistiu de concorrer ao processo eleitoral. O deputado decidiu apoiar a pré-candidatura de Fábio Novo.

Planície litorânea

Na segunda maior cidade do Piauí, Parnaíba, dois deputados integram o páreo para suceder o prefeito Mão Santa (União Brasil). Dr. Hélio (MDB) e Rubens Vieira (PT) encabeçam a disputa no município litorâneo.

Mão Santa está no segundo mandato como prefeito de Parnaíba e não pode mais se reeleger. A filha, Gracinha Mão Santa (Progressistas), é deputada estadual e tem proximidade política com o deputado Dr. Hélio, atualmente, opositor ao gestor municipal.

Capital do mel

O deputado estadual, Dr. Thales Coelho (Progressistas), confirmou a intenção disputar a cadeira do atual prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas). Para isso, o parlamentar avalia deixar o atual partido para conseguir viabilizar o próprio nome na capital do mel.

Naturalmente, Gil Paraibano deverá concorrer à reeleição. Na Assembleia Legislativa, o prefeito conta com o apoio do filho, o deputado estadual Aldo Gil (Progressistas).


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews