Elba Ramalho e Joelma são atrações do Encontro de Folguedos do Piauí

23/08/2022 09h24


Fonte Portal ClubeNews

Imagem: Secult/Redes SociaisElba Ramalho e Joelma(Imagem:Secult/Redes Sociais)Elba Ramalho e Joelma

A Vila Olímpica do Albertão, em Teresina, recebe a partir desta terça-feira (23) o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí. Com o tema “Mimbó de Cores e Fitas”, a maior festa da cultura popular do estado, que acontece até o próximo domingo (28), vai contar com apresentações de quadrilhas, reisado e atrações musicais locais e, também, nacionais como Elba Ramalho e Joelma.

Espaço para grandes manifestações e valorização da cultura há 44 anos, o encontro já faz parte do calendário festivo da cidade. Para a edição de 2022, o público terá a oportunidade de assistir apresentações de grupos folclóricos, além de ter acesso à feira de artesanato, praça de alimentação, decoração especial em homenagem aos 200 anos da independência do Brasil e shows abertos ao público.

Além disso, o evento terá dois palcos: Palco das Tradições Mestre Severo e Palco Mimbó. Entre as atrações musicais já confirmadas estão Elba Ramalho, Joelma e Solange Almeida. Também se apresentarão os artistas piauienses Gonzaga Lu, Coral dos Vaqueiros de União, Pagode Mimbó e entre outros.

Sobre a decoração do espaço, o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta explica a proposta de fortalecer a história do Piauí. “Teremos decoração especial da adesão do Piauí aos 200 anos da independência do Brasil, retratando a Vila dos 200 anos, com réplicas do Monumento da Batalha do Jenipapo, Museu das Letras, escadaria de Amarante”, disse.
Imagem: SecultFolguedos do Piauí (Imagem:Secult)Folguedos do Piauí

Quilombola Mimbó

O Encontro Nacional de Folguedos homenageia a comunidade Quilombola Mimbó, que tem como tradicional manifestação cultural do Piauí: o Pagode do Mimbó. Oriunda da cidade de Amarante, a comunidade resiste e preserva raízes há mais de 200 anos.

A 44º edição do encontro possui apoio do Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: cultura, encontro, piau?