É doce, mas não é mole, não: capital da rapadura, no PI, produz 1500 unidades por dia

06/01/2024 21h26


Fonte G1 PI

"É doce, mas não é mole, não", o ditado popular se refere a rapadura, um alimento produzido a partir da cana-de-açúcar em forma de pequenos tijolos. No Piauí, a cidade de Boa Hora, a 150 km de Teresina, é conhecida como capital da rapadura com sua produção diária de mais de 1500 unidades por dia.

A cidade possui 150 engenhos de cana-de-açúcar em funcionamento atualmente. É através deles que os quase 7000 habitantes do município tiram a maior parte de suas rendas.

"A gente sabe que nós temos uma produção muito boa de rapadura, a melhor rapadura da região Norte é a nossa, é aquela rapadura encerada que o pessoal gosta de comer. E a nossa produção é grande. Aí nós temos também um trabalho enorme para produzir essa rapadura", explica Gilson Resende, professor aposentado.
Imagem: Reprodução/TV AnhangueraRapadura sendo enformada.(Imagem:Reprodução/TV Anhanguera)Rapadura sendo enformada.

Além da rapadura, a cidade também produz cachaça artesanal comercializada principalmente para o estado de Brasília, segundo o professor. Grande parte dos 336 km² de Boa Hora está ocupada com o plantio de cana-de-açúcar.

Assista à reportagem completa para saber mais sobre o processo de produção do doce.

As rapaduras são importadas principalmente para os municípios de Campo Maior e Barras. E fora do Piauí elas são vendidas para os estados vizinhos, como Ceará e Maranhão.

"Aqui nós temos o brejo, uma terra totalmente escura, própria para o plantio da cana. É um trabalho duro, porque na colheita tem que cortar a cana, separar o olho da cana, tirar a palha. A palha já serve para dar para os animais e o olho a gente vai aproveitar para replantar, fazer o replantio da cana", afirmou Gilson.

Há outros tipos de rapadura, como a temperada, que em sua composição leva leite, castanha e coco. Por dia são produzidos uma média de 1500 a 1600 unidades de rapadura.

 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cidade, rapadura, cana