Dúvidas sobre Auxílio Brasil e último dia do Auxílio Emergencial geram longas filas nas agências da

17/11/2021 14h27


Fonte G1 PI

Imagem: Ilanna SerenaDúvidas sobre Auxílio Brasil e último dia do Auxílio Emergencial geram longas filas nas agências da Caixa(Imagem:Ilanna Serena)Dúvidas sobre Auxílio Brasil e último dia do Auxílio Emergencial geram longas filas nas agências da Caixa

Agências da Caixa Econômica Federal em Teresina e Picos, no Sul do Piauí, registraram longas filas nesta quarta-feira (17). O g1 esteve em alguns dos locais e a maioria das pessoas foi em busca de sacar a última parcela do Auxílio Emergencial. Além disso, muitas ainda têm dúvidas sobre o Auxílio Brasil, que começou a ser pago também nesta quarta em substituição ao Bolsa Família.

No Piauí, a estimativa é de que cerca de 460 mil famílias tenham direito ao Auxílio Brasil inicialmente. Mais 55 mil podem ser beneficiadas após inclusão no CadÚnico. Em Teresina, são 73 mil famílias aptas a receber.

Este foi o primeiro dia de pagamentos do Auxílio Brasil em todo o país. O governo reajustou o valor médio do benefício pago em 17,84%, para R$ 217,18. Nesta etapa, o pagamento é para beneficiários com o Número de Inscrição Social (NIS) com final "um".

A mudança entre os benefícios, que tem gerado dúvidas entre os usuários cadastrados nos programas do governo, fez com que muitos beneficiários se encaminhassem às agências bancárias do estado.

O marceneiro Luciano Rodrigues Medeiros foi a uma das agências da capital receber a última parcela do Auxílio Emergencial, na Avenida Barão de Gurguéia, bairro Vermelha, Zona Sul da capital. Ao g1, ele contou que foi também buscar informações sobre o Auxílio Brasil durante o atendimento.

Contudo, qualquer cadastro para o recebimento do novo auxílio precisa ser feito em um Centro de Referências em Assistência Social dos municípios.

"Ainda não tenho certeza se poderei receber esse novo. Quero tirar algumas dúvidas com os atendentes, não estou desempregado, mas a situação não está fácil. Dizem que só migra direto quem recebeu Bolsa Família, eu não cheguei a receber. Quero tentar", contou Luciano.
Segundo o Governo Federal, quem recebeu o Auxílio Emergencial não será contemplado imediatamente com o Auxílio Brasil. Essas pessoas ficam em uma lista de espera e podem receber depois, caso se enquadrem no perfil e façam o cadastro.

A faxineira Maria Carla do Nascimento, de 39 anos, também foi receber o Auxílio Emergencial. Ela contou que vive com o marido e um filho de seis anos na Zona Norte da capital e deseja se cadastrar, em breve, no CadÚnico, em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da capital para tentar receber o Auxílio Brasil.

"Eu faço algumas limpezas, e meu marido faz pequenos bicos, mas nem sempre aparecem. A gente nunca sabe como vai ser o dia de amanhã, é um mistério. Esse dinheirinho ajuda. Semana que vem vou tentar atualizar o cadastro que precisa pra esse novo", comentou.

O caseiro Tony César Alves Barbosa, 44 anos, realizou a atualização do cadastro há uma semana e foi até uma agência da Caixa para se informar sobre o pagamento do auxílio que substitui o Bolsa Família, já que no Cras onde realizou o cadastro informaram apenas que o caso dele "estava em análise".

"Eu vivo em uma chácara, trabalho lá, recebo muito pouco, não chega a um salário, pelo menos não pago aluguel. Recebia o Bolsa Família, mas foi cortado há um tempo. Fui até o Cras na semana passada pra ver se estou apto pra receber o Auxílio Brasil. Soube que o pagamento inicia hoje e quero confirmar aqui na Caixa quando cai direitinho", declarou.

Filas em Picos

Na cidade de Picos também houve registro de longas filas em frente as agências da Caixa. O pedreiro Francisco das Chagas da Silva chegou ao local às 23h30 da terça-feira (16) para receber a última parcela do Auxílio Emergencial e esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Brasil:

"Eu recebo esse de R$ 150 e só tenho essa fonte de renda. Sou um pedreiro que trabalha por diária, então trabalho um ou dois dias e depois fico sem nada. Na quinta eu vou me cadastrar no Auxílio Brasil lá no Cras", informou o pedreiro.

Quem recebe o Auxílio Brasil?
Este mês, o Auxílio Brasil será pago às cerca de 14,6 milhões de pessoas que faziam parte do Bolsa Família. Até dezembro, o governo promete incluir mais 2,4 milhões de beneficiários à lista – fazem parte dessa lista pessoas já incluídas no Cadastro Único e que estavam na fila de espera do Bolsa Família. Os grupos contemplados pelo programa são:
  • Famílias em situação de extrema pobreza;
  • Famílias em situação de pobreza;
  • Famílias em regra de emancipação (famílias já beneficiárias cuja renda em algum momento superar o limite do programa.
Beneficiários do Bolsa Família

Não será preciso se recadastrar – as famílias serão migradas automaticamente para o novo programa. Apenas pessoas sem Cadastro Único, com cadastro desatualizado há mais de dois anos ou que descumpriram regras do Bolsa Família devem procurar os Cras.

Poderão ser excluídos, no entanto, os beneficiários que descumpriram as regras do Bolsa Família (como deixar de frequentar a escola, por exemplo).

Quem recebia Auxílio Emergencial

Quem recebeu o Auxílio Emergencial não será contemplado imediatamente com o Auxílio Brasil. Para quem estava recebendo o benefício, que foi encerrado em outubro, o acesso ao novo programa será possível apenas se a pessoa realizar o Cadastro Único (CadÚnico) em uma sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e se ela se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo governo.




Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook