Dr. Francisco Costa propõe medidas para fortalecer atendimento a pessoas com deficiência

30/08/2023 16h25

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarDeputado federal Dr. Francisco Costa(Imagem:Reprodução/Instagram)Deputado federal Dr. Francisco Costa

Durante uma audiência pública de grande relevância, o deputado federal Dr. Francisco Costa apresentou sugestões valiosas para fortalecer a rede de atendimento a pessoas com deficiência. O encontro, que contou com a presença do Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, teve como foco a coordenação do Plano Viver sem Limites 2.

Com sua vasta experiência na área da saúde, Dr. Francisco Costa trouxe propostas concretas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, promovendo um atendimento mais próximo, acessível e eficiente. Durante a audiência, ele destacou três principais pontos de atuação:

Oficinas itinerantes de órteses e próteses: Uma das sugestões apresentadas pelo deputado foi a implantação de oficinas itinerantes de órteses e próteses. Ele ressaltou a experiência bem-sucedida realizada no Piauí durante sua gestão como secretário de Saúde, por meio do programa "Passo a Frente". A iniciativa consiste em levar atendimento personalizado mais próximo das residências das pessoas, utilizando uma carreta como base para a oferta de serviços especializados.

Construção de novos Centros Especializados de Reabilitação (CER):
Dr. Francisco Costa destacou a importância da expansão dos Centros Especializados de Reabilitação (CER) para garantir um atendimento de qualidade em diversas regiões. Ele anunciou a recente conquista de um CER para São Raimundo Nonato e sua luta contínua para conseguir centros semelhantes em Corrente, Picos e Floriano. A expansão desses centros para mais municípios ampliaria o acesso aos serviços especializados de reabilitação.

Capacitação de profissionais para identificação precoce de Transtorno do Espectro Autista: O deputado também ressaltou a necessidade de capacitar profissionais da atenção básica em Saúde e da Educação para identificar precocemente transtornos do espectro autista. Essa medida é fundamental para garantir que crianças com autismo recebam o suporte necessário desde cedo, proporcionando melhores resultados no desenvolvimento.

Dr. Francisco Costa enfatizou que essas medidas, se implementadas, poderiam contribuir significativamente para que as pessoas com deficiência superem limitações e tenham uma qualidade de vida muito mais elevada. Suas sugestões foram recebidas com interesse pelo Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, indicando a importância dessas ações para o futuro das políticas de inclusão e cuidado com as pessoas com deficiência.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook