Dr. Francisco anuncia assinatura da ordem de serviço para construir o Mirante do Mimbó, em Amarante

19/09/2023 15h27

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramDr. Francisco anuncia assinatura da ordem de serviço para construir o Mirante do Mimbó, em Amarante.(Imagem:Reprodução/Instagram)Dr. Francisco anuncia assinatura da ordem de serviço para construir o Mirante do Mimbó, em Amarante.

Um marco histórico está prestes a ser concretizado em Amarante, e é com grande entusiasmo que o deputado federal Dr. Francisco Costa anunciou nessa segunda-feira (18), a assinatura da ordem de serviço para a construção do Mirante do Mimbó. Esta é uma obra de grande relevância para a comunidade tradicional quilombola, prometendo impulsionar o turismo, valorizar o artesanato local e fortalecer as expressões culturais da região. O projeto, uma reivindicação da vereadora amarantina Mylana Vilarinho, será executado com recursos articulados pelo mandato do deputado e conta com a autorização do secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta.

O Mirante do Mimbó surge como um empreendimento transformador para Amarante. Além de oferecer uma vista deslumbrante, será um espaço que promoverá a cultura e o turismo local. Ao mesmo tempo, impulsionará a economia da comunidade quilombola, criando oportunidades para o desenvolvimento de atividades produtivas e o fortalecimento do artesanato regional.

Essa conquista é fruto do esforço conjunto de diversos envolvidos, desde a iniciativa da vereadora Mylana Vilarinho até a articulação de recursos pelo mandato do deputado Dr. Francisco Costa. A autorização do secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta, reforça o compromisso do governo com o fortalecimento das manifestações culturais e turísticas em Amarante.

O Mirante do Mimbó será um espaço único, estrategicamente localizado para proporcionar uma vista panorâmica deslumbrante do Mimbó. Além disso, contará com infraestrutura completa, incluindo pergolados, banheiros e quiosques. Este local será ideal para contemplação e celebração da cultura local, promovendo um ambiente de encontro e aprendizado.

Com mais de dois séculos de história, o Mimbó carrega consigo um legado de luta, resistência e superação contra a escravização e a exclusão social. Situada na zona rural de Amarante, esta comunidade é oficialmente reconhecida como quilombola desde 2006 pela Fundação Cultural Palmares. A construção do Mirante do Mimbó é, portanto, uma homenagem a esta rica herança cultural.

O Mirante do Mimbó representa não apenas uma obra física, mas também um símbolo de progresso e valorização da cultura local. Com expectativas elevadas, a comunidade aguarda ansiosamente por um novo capítulo na história de Amarante, marcado pelo desenvolvimento sustentável e pela celebração de suas tradições.

A assinatura da ordem de serviço para a construção do Mirante do Mimbó é uma conquista que ilustra o potencial transformador da união entre comunidade, representantes políticos e governo. Este novo empreendimento promete ser um farol de desenvolvimento e celebração da cultura quilombola em Amarante. Com expectativas elevadas, aguardamos ansiosamente pela concretização deste marco na história da região.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: amarante, mimb?, mirante