Dois casos suspeitos de febre maculosa no Piauí são descartados

22/06/2023 14h45


Fonte G1 PI

Imagem: Vinícius Rodrigues de SouzaClique para ampliarCarrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa(Imagem:Vinícius Rodrigues de Souza)Carrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) anunciou que os dois casos suspeitos de febre maculosa, que estavam em investigação, foram descartados laboratorialmente nesta quinta-feira (22). Os dois casos eram oriundos de Caxias, no Maranhão.

Nos últimos 13 anos, o Piauí registrou ao todo 11 casos suspeitos, todos descartados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o médico Walfrido Salmito, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da FMS, as duas pessoas que estavam com suspeita da doença foram atendidas na manhã da segunda-feira (19), no Instituto De Doenças Tropicais Natan Portela, e voltaram para a cidade maranhense.

Segundo o Ministério da Saúde, durante o ano de 2023, até o dia 14 de junho, o estado de São Paulo registrou 12 casos, sendo que quatro evoluíram para cura, seis para óbitos e dois continuam em investigação.

No Brasil, este ano já foram confirmados 53 casos da doença, dos quais oito resultaram em óbitos. A maior concentração de casos é verificada nas regiões Sudeste e Sul, e de maneira geral ocorrem de forma esporádica.

Febre maculosa

De acordo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria.

Quais são os sintomas?


Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
  • Febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor muscular constante
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
  • Gangrena nos dedos e orelhas
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória

Tópicos: sa?de, doen?a, maculosa