Docentes do IFPI iniciam greve e vão se unir a estudantes em ocupações
16/11/2016 13h48Fonte G1 PI
Os mais de 1 mil professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) iniciaram movimento grevista na manhã desta quarta-feira (16). As aulas devem ser afetadas em 17 campi em todo o território piauiense. A intenção dos professores é se unir aos estudantes que ocupam os campi pelo estado.A greve foi iniciada no dia de retorno às aulas, após período de férias. Para a coordenadora geral do Sindicato dos Docentes do Ifpi (Sindifpi), Patrícia Andrade, a adesão foi de mais de 90%. No entanto, a assessoria de imprensa do Instituto, informou ao G1 que o movimento paredista não afetou as aulas dos mais de 24 mil estudantes.
“A adesão, somente nesta manhã, já está em mais de 90%, somente no campus Central do Ifpi. Vamos percorrer todo o estado, mobilizando os professores e se unindo aos estudantes que estão ocupando os campi Teresina Sul, em Picos e São Raimundo Nonato. No final de semana teremos um balanço preciso do movimento”, destacou a coordenadora geral do Sindifpi.
Imagem: Divulgação/Sindifpi Professores do IFPI greveram por mais de 100 dias em 2015.
Professores do IFPI greveram por mais de 100 dias em 2015.
 Professores do IFPI greveram por mais de 100 dias em 2015.
Professores do IFPI greveram por mais de 100 dias em 2015.O movimento dos professores do IFPI se insere num cenário nacional contra a PEC 55 (ex-241), em tramitação no Senado Federal, que prevê o congelamento do orçamento da Saúde, Educação e dos serviços públicos mais básicos por 20 anos. Os docentes também protestam contra a Medida Provisória 746, que, segundo eles “promove o desmonte do Ensino Médio”.
Diferentemente das outras greves, essa deve durar apenas um mês, seguindo até o dia 13 de dezembro. Por volta deste período será conhecido o resultado da tramitação da PEC, ou seja, seja ela aprovada ou não.













 
                     
                     
                     
                     
                     
                    