Doação de sangue: cadastro e agendamento poderão ser feitos de forma digital no PiauÃ; entenda
13/01/2026 09h21Fonte G1 Piaui
Imagem: Divulgação/Etipi

O agendamento de doação de sangue, cadastro e declaração de doador e as informações pré e pós-doação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) poderão ser feitos de forma digital a partir desta terça-feira (13).
Os serviços estarão disponíveis na plataforma virtual Gov.pi Cidadão, disponível no site e no aplicativo para telefone celular. O lançamento será realizado às 11h no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), em Teresina.
Segundo a Etipi, as novas funcionalidades vão facilitar o cadastro de doador de sangue, etapa obrigatória para ter acesso ao agendamento. Após a conclusão do cadastro, será possível agendar data e horário para a doação.
A pasta afirma que os principais benefícios da novidade são a redução de filas e do tempo de espera no atendimento presencial.
"No dia e horário agendados, o doador comparecerá ao Hemopi já com atendimento programado, garantindo mais conforto, organização e eficiência tanto para o cidadão quanto para as equipes de saúde", diz a Etipi.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir de 16 anos podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemopi.
Também é necessário estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado, e não estar em jejum no dia da doação.
Outras orientações incluem ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, não fumar por pelo menos duas horas antes da doação e pesar mais de 50 quilos.
O doador deve apresentar um documento de identidade com foto, válido em todo o território nacional.
Cuidados após a doação
Após doar sangue, alguns cuidados são importantes para preservar a saúde. Segundo o enfermeiro supervisor do ciclo de sangue do Hemopi, Melcíades Neto, nas primeiras 24 horas é recomendado não consumir bebidas alcoólicas, manter repouso e se alimentar bem.
Além disso, é recomendado beber bastante água e evitar esforços físicos intensos, como atividades pesadas na academia.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui








