Diagnóstico sobre violência contra mulher em Teresina será apresentado nesta terça

06/08/2018 07h46


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarViolência contra mulher(Imagem:Divulgação)

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres apresentará, nesta terça-feira (07), ao prefeito Firmino Filho o resultado de um diagnóstico que dimensiona a violência contra a mulher em Teresina. O levantamento foi realizado pela Secretaria com recursos do Programa Lagoas do Norte.

A responsável pelo diagnóstico é a socióloga e pós-doutora em gênero pela Unicamp, Wânia Pasinato. Além da coleta de dados, Pasinato também avaliou a rede de serviços para a mulher, revisou, monitorou e avaliou o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

De posse desses dados, sabendo quem são as mulheres que sofrem violência, será possível traçar políticas públicas mais efetivas para combater as agressões sofridas pelas mulheres na capital piauiense.

“O diagnóstico é extremamente importante porque é como se fosse uma lupa diante do problema, que impacta mais diretamente a vida das mulheres, que é a violência contra a mulher. Ele vai dizer melhor quais as instituições existentes no município, como as mulheres que acessam essa rede, qual a percepção dessas mulheres sobre a violência e como devemos implantar políticas públicas”, afirma Macilane Gomes, secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher.

As etapas do diagnóstico compreenderam: o dimensionamento da violência contra as mulheres; o dimensionamento da resposta nos programas e serviços de enfrentamento à violência; assistência técnica e formação à equipe, usando técnicas quanti-qualitativas; coletas de informações em registros administrativos; entrevistas semiestruturadas; questionários; entre outras metodologias.

O resultado do trabalho será apresentado ao prefeito Firmino Filho na próxima terça-feira (07), às 10h, no Salão Nobre, localizado no Palácio da Cidade.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook