Dia do Sorvete: Piauí é inspiração para sabores de cajuína e Maria Isabel

23/09/2025 17h28


Fonte G1 PI

No Dia do Sorvete, celebrado nesta terça-feira (23), o g1 buscou a origem de sabores regionais inusitados: os sorvetes de cajuína e Maria Isabel. As receitas carregam a identidade do Piauí e têm conquistado o paladar dos curiosos apaixonados pela sobremesa.

Inspirado no caju, fruto símbolo do estado, o sorvete de cajuína foi criado pela empresária Neura Cavalcante. A ideia surgiu do desejo de oferecer um sabor regional que pudesse ser consumido por pessoas com intolerância à lactose.

"Eu fui buscar uma coisa regional, uma coisa nossa. A ideia foi minha e eu levei para São Paulo para aprender a fazer. O sorvete tem seus cálculos", diz Neura.

A ideia tomou forma e começou a ser comercializada em 2022. Neura afirma que desconhece outra pessoa que tenha criado o sabor antes dela.

A empresária relata que o sorvete tem boa aceitação em festivais e eventos, mas em seu estabelecimento os clientes preferem sabores mais tradicionais.

"Dentro da minha pizzaria e sorveteria, na Zona Sudeste, eu não consigo vender. Existe público no lugar certo. Nos eventos, esse sabor é o primeiro que vende", explica Neura.

Outro sabor que une a culinária tradicional com a necessidade de se refrescar do B-R-O Bró é o sorvete de Maria Isabel. Segundo Elda Negreiros, empresária que vende o sabor em sua loja, a criação desperta o interesse de clientes em Teresina e outras cidades.

"As pessoas procuram aqui na loja e até em cidades vizinhas estão comentando sobre ele. A curiosidade falou bem mais alto e ao provarem eles tiveram assim uma sensação de explosão de sabores que combinaram muito bem entre si. Foi de fato uma experiência muito boa", afirma Elda.

O sorvete conta com farofa de casquinhas com manteiga da terra, granulado de castanha de caju e raspas de limão-siciliano para trazer refrescância. A paçoca de carne de sol também está presente e o creme do sorvete é de arroz-doce. Uma cobertura sabor creme de queijo coalho acompanha esse pedido.

A empresária explica que o sorvete de maria isabel foi inspirado na mistura de sabores nordestinos. O sabor fez tanto sucesso em um festival de comida que irá permanecer no cardápio até o final deste ano. No mesmo festival, ela também expôs um trio de sorvetes em casquinhas chamado B-R-O Bró.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui