Dia de combate ao Feminicídio: denúncias online aumentam 70% no isolamento social; veja como buscar

27/05/2020 14h52


Fonte G1 PI

Imagem: Junior Feitosa/ G1Aplicativo Salve Maria registrou mais de 730 downloads em dois meses.(Imagem:Junior Feitosa/ G1)Aplicativo Salve Maria registrou mais de 730 downloads em dois meses.

O número de denúncias feitas pelo aplicativo Salve Maria, desenvolvido pela Secretaria de Segurança do Piauí, aumentou em 35% entre os meses de janeiro a abril de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. Observando apenas o período do isolamento social, de maio a abril, o aumento ultrapassa os 70% em denúncias através do aplicativo.

O dia 27 de maio é marcado como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Em 2020, seis mulheres já perderam a vida vítimas de feminicídio, que é o ápice da violência que começa pelas agressões físicas. Em 2019, 28 mulheres foram assassinadas pela condição de serem mulheres.

Segundo a coordenadora de estado de Políticas Públicas para mulheres, Zenaide Lustosa, os dados mostram que o isolamento social tem feito aumentar a violência contra as mulheres que ocorre dentro das casas.

Enquanto as denúncias pelo aplicativo cresceram, nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), houve queda de 35% durante o período do isolamento social.

“Esse índice termina sendo menor nas delegacias especializadas das mulheres. Como as mulheres estão convivendo com o agressor, as vítimas têm dificuldades de sair de casa para fazer a denúncia presencial”, disse Zenaide.

Em 2019, a média era de 43 denúncias mensais, no mesmo período em 2020 a média subiu para 73,5.

Como buscar ajuda

Há diversos meios de fazer denúncias sobre violência doméstica sem precisar sair de casa.

Além do aplicativo Salve Maria, disponível gratuitamente na loja de aplicativos Play Store e App Store, as denúncias podem ser feitas ainda através do telefone 190, de emergências da Polícia Militar, ou do número 180, do Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal.

O Centro de Referência Francisca Trindade iniciou a Campanha "Ei Mermã!", para sensibilizar as mulheres a não silenciarem nenhum tipo de agressão seja física, psicológica, moral, econômica ou patrimonial, e estimular que uma mulher sendo vizinha, amiga, prima, mãe, avó, tia, irmã, esposa, namorada ou cunhada possa denunciar, acolher e ajudar outras mulheres que estiverem em uma situação de violência.
Imagem: DivulgaçãoCampanha Campanha "Ei, mermã!", do Governo do Piauí busca combater a violência doméstica durante o isolamento social.

O Centro de Referência recebe também denúncias através do WhatsApp, pelo número (86) 99433 0809. Através do Centro de Referência, tanto vítimas como vizinhos ou familiares das vítimas de violência doméstica podem dúvidas de ordem jurídica e psicossocial. A coordenadoria disponibiliza ainda o e-mail ouvidoria.mulher@cepm.pi.gov.br.

Durante esse período, a Patrulha Maria da Penha manterá as visitas de fiscalização e atenderá também pelo número (86)99414-8857, no atendimento às vítimas com medidas protetivas. Os pedidos de medidas protetivas também podem ser feitos pelo telefone.

Há ainda iniciativas como a do Instituto Esperança Garcia, que criou uma campanha com um vídeo sem som no Instagram. A intenção foi alertar as vítimas sobre as várias formas de se denunciar. O Instituto divulgou ainda o telefone (86) 99416 9451.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui