Dia da Mulher: "Garantir o bem-estar e segurança das mulheres é prioridade do governo", diz Isabel

08/03/2024 10h36


Fonte Governo do Piauí

Nesta sexta-feira (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, avaliou a participação das mulheres no Governo do Piauí e destacou ações voltadas ao bem-estar e segurança das mulheres. Ela disse que ainda existem disparidades de gênero em muitos setores, mas há um reconhecimento crescente da importância da igualdade de gênero e da representação da mulher em cargos de liderança.

"No governo Rafael Fonteles, 1/3 do secretariado é formado por mulheres, sendo o oitavo do país com maior número de mulheres em cargos de alto escalão. Isso é muito necessário e muito nos orgulha",
ressalta a gestora.

Indagada se as políticas do Governo do Estado têm atendido aos anseios das mulheres piauienses, Isabel Fonteles ponderou que, com a criação da Secretaria de Estado da Mulher (Sempi) houve a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres piauienses.

"Gostaria de ressaltar aqui as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher; de incentivo ao empreendedorismo feminino, com o “Fomento Mulher”; e a participação de mais mulheres em cargos de direção. Avançamos muito, mas continuaremos trabalhando para vencer as desigualdades de gênero em nosso estado", pontua Isabel Fonteles.
Imagem: Divulgação"No governo Rafael Fonteles, 1/3 do secretariado é formado por mulheres, sendo o oitavo do país com maior número de mulheres em cargos de alto escalão", diz Isabel Fonteles.

Segundo a gestora, é uma honra coordenar um programa tão importante como o Pacto pelas Crianças do Piauí, com ações prioritárias nas áreas de saúde, educação e assistência social para a primeira infância. "Sabemos que cuidando de uma criança, estamos cuidando também da mãe dessa criança, que é, muitas vezes, chefe de família, e com uma jornada intensa de trabalho dentro e fora de casa", frisa a coordenadora.

Ela destacou que na área da saúde, o Governo do Estado vem fortalecendo a rede materno-infantil, com a inauguração da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, e mais quatro novas maternidades, nos municípios de Picos, Floriano, Parnaíba e Bom Jesus; bem como com o incentivo à realização de oito consultas pré-natais, vacinação e aleitamento materno.

Na educação, há o estímulo à construção de novas creches pelos municípios e a capacitação de professores e gestores escolares que atendam as crianças das creches (0 a 3 anos) para que as mães tenham onde deixar seus filhos com segurança enquanto trabalham.

"Ainda estamos desenvolvendo um projeto de curso técnico profissionalizante para as mães e mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimulando o empreendedorismo feminino e independência financeira. Por fim, o nosso maior propósito é levar o cuidado necessário para garantir o bem-estar de toda a família", finaliza Isabel Fonteles.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: mulheres, estado, governo