Detran-PI cria plataforma e novo banco de questões para provas teóricas

23/10/2023 00h13


Fonte ClubeNews

Imagem: Divulgação/ ascomDepartamento Estadual de Trânsito-Detran.(Imagem:Divulgação/ ascom)Departamento Estadual de Trânsito-Detran.

A aplicação e supervisão de provas teóricas para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passarão a ser realizadas por meio de uma plataforma digital, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). O novo sistema, que contará com um novo banco de questões, passa a valer a partir de segunda-feira (23).

O novo sistema substituiu o atual modelo de aulas e incorpora mecanismos tecnológicos, como validação facial e biométrica. Segundo a diretora do órgão, Luana Barradas, o aprimoramento proporciona eficiência, previne contra fraudes e garante a lisura das avaliações.

“Além disso, os candidatos à CNH terão um banco de questões revisado e atualizado de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Isso significa que as questões estão alinhadas com as normas e regulamentos mais recentes, proporcionando a eles um ambiente de prova mais condizente com a realidade das vias”, destacou.

Inicialmente, o novo sistema será implantado na sede, no edifício David Solano, zona Sul de Teresina. A expansão ocorrerá de forma gradual para os demais postos de Teresina e, em seguida, seguirá um cronograma de modernização nas demais Ciretrans do interior do estado.

A expectativa é que até janeiro de 2024 o novo sistema esteja operando em todas as unidades de atendimento do Piauí. O lançamento oficial do sistema acontece na segunda-feira (23).

A diretora Luana Barradas informou que o novo banco de questões é 100% compatível com o conteúdo ministrado nos centros de formação e instituições de ensino de cursos especializados.

“Com essas melhorias, o órgão demonstra seu compromisso em oferecer o melhor serviço possível aos candidatos, tornando o caminho para a habilitação mais acessível e confiável”, garantiu.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: banco, sistema, quest?es