Detran do PI informa que carros novos podem circular sem placa; veja orientações

21/07/2020 14h44


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/RBS TVEm caso de perda da placa, motoristas devem andar com o Boletim de Ocorrência durante a suspensão dos serviços de trânsito.(Imagem:Reprodução/RBS TV)Em caso de perda da placa, motoristas devem andar com o Boletim de Ocorrência durante a suspensão dos serviços de trânsito.

O setor automotivo no Piauí retornou seu funcionamento e, como os Departamentos estaduais de trânsito (Detran) estão fechados desde março, alguns serviços estão suspensos, como o emplacamento dos veículos. Para não ter problemas com as autoridades de trânsito, basta manter no carro a nota fiscal do veículo. Veja abaixo algumas orientações sobre como resolver questões relacionadas ao Detran, no Piauí, até o dia de sua se sua reabertura, prevista para 10 de agosto.

Durante uma entrevista à TV Clube nesta terça-feira (21), o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, esclareceu algumas dúvidas relacionadas ao departamento e respondeu perguntas de motoristas.

Nota fiscal substitui emplacamento em alguns casos
O diretor-geral explicou que os proprietários que compraram carros após 19 de março, podem transitar apenas com a nota fiscal, medida autorizada pelo Conselho nacional de trânsito (Contran).

Caso o proprietário do veículo tenha perdido a placa do veículo, o diretor ressalta que o bom senso deve prevalecer, ou seja, a apresentação do boletim de ocorrência é válido para que o condutor continue circulando.

Licenciamento digital substitui documento físico
Para quem está com o emplacamento vencido, o diretor disse que o serviço de renovação de licenciamento não foi interrompido, mas sendo feito pelo site do Detran-PI e pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

"O Piauí conta com o CRLV [licenciamento] digital e os proprietários podem realizar a renovação de forma digital e imprimir em casa, em impressora comum e papel A4, substituindo o documento impresso em papel-moeda", explicou.
Imagem: Reprodução/TV ClubeLicenciamento de veículos pode ser impresso em papel normal, substituindo o papel-moeda.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Licenciamento de veículos pode ser impresso em papel normal, substituindo o papel-moeda.

Caso o usuário não consiga imprimir o documento, pode contatar o suporte no site do Detran, para receber orientação.

Condutores com deficiência
Para condutores com deficiência física, o direito de isenção de impostos é feito através da perícia médica. O diretor disse que ainda não há um prazo para o retorno das perícias médicas no Piauí.

Renovação de CNH
“As carteiras de habilitação vencidas a partir de 19 de fevereiro estão validadas, podendo ser utilizadas regularmente, por conta da suspensão de prazos de renovação de CNH”, disse.

Multas
Em caso de multa autuada não penalizada e outras reclamações, o diretor indicou que os condutores podem fazer reclamações e buscar ajuda no site do Detran. "Já fizemos mais de 6 mil atendimentos por esse canal", disse.

Compra e venda de veículos
Para realizar a venda de um veículo, é necessário o Documento Único de Transferência (DUT). Para os proprietários que não possuem o documento e precisam retirar a 2ª via, o atendimento deve ser de forma presencial, para realização de vistoria. Devido aos atendimentos estarem suspensos, o diretor recomendou que os usuários do Detran aguardem o retorno das atividades.

"Atualmente, o atendimento presencial do Detran é feito através de despachantes, abrangendo representantes de revendedoras e concessionárias de veículos. O diretor explica que está sendo tratado com o governo, ainda sem data, a ampliação para toda a sociedade os serviços relacionados a CNH, como emissão, renovação e provas práticas", finalizou.

Ajuda por e-mail e WhatsApp
O Detran-PI disponibilizou o WhatsApp (86) 98112-8238 e o e-mail cnh@detran.pi.gov.br para que condutores, centros de formação de condutores (CFCs) e usuários de trânsito possam solicitar informações, requisitar serviços, tirar dúvidas e fazer reclamações relacionadas à CNH junto ao órgão.

Em caso de problemas ou dúvidas na emissão do CRLV Digital, o e-mail crlve@detran.pi.gov.br está disponível para atendimento.