Detentos começam a ser transferidos para a Casa de Detenção em Altos

15/05/2015 12h50


Fonte Portalodia.com

Imagem: Portalodia.comClique para ampliarCasa de Detenção Provisória Capitão Carlos José Gomes de Assis(Imagem:Portalodia.com)

Começaram a serem transferidos os presos da Central de Flagrantes para a Casa de Detenção Provisória de Altos, Capitão Carlos José Gomes de Assis. O local foi inaugurado no último dia 11 de maio e tem capacidade para 142 detentos.

As transferências ocorrem desde ontem (14) e devem durar até que a capacidade do local seja atingida. Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), a condução dos detentos ocorre de forma esquematizada e com pouca movimentação. Cerca de dez detentos são deslocados para Altos por dia.

A penitenciária deve contar com sessenta agentes, mas até o momento apenas trinta e dois agentes foram lotados. “Os agentes já foram remanejados para Altos e já estão trabalhando desde ontem”, relata o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sejus, nove agentes eram concursados e aguardavam a Casa de Detenção ser inaugurada. Os outros vinte e três agentes foram remanejados das penitenciárias Irmão Guido, Casa de Custódia e José de Deus Barros, em Picos.

A prioridade da Sejus é amenizar a situação da Central de Flagrantes e, depois, remanejar os detentos da Casa de Custódia. A Central possui capacidade para doze presos, mas até o mês de abril eram 70 ocupando três celas. Atualmente são 872 detentos na Custódia. A capacidade do local é de 336 vagas.

No dia da inauguração da Casa de Detenção de Altos, o comando da PM afirmou que são necessárias 1.000 vagas no estado, e o local não soluciona o problema do sistema prisional.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui