Detento aproveita serviço externo e foge da Cadeia Pública de Altos; 42º fuga durante a pandemia

20/08/2020 18h05


Fonte g1

Imagem: DivulgaçãoDetento aproveita serviço externo e foge da Cadeia Pública de Altos; 42º fuga durante a pandemia(Imagem:Divulgação)
Um detento da Cadeia Pública de Altos, identificado como Clidenor Silva Pereira, fugiu do presídio na tarde desta quarta-feira (19). Ele estava fazendo um serviço externo com mais dois presos e aproveitou o momento para correr em direção a mata.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), 42 detentos fugiram do sistema prisional durante a pandemia do novo coronavírus. Desses, 12 presos estavam fazendo serviço externo no momento da fuga.

Ao G1, a Secretaria de Justiça informou que as forças de segurança do estado estão em diligências para efetuarem a recaptura do fugitivo. O órgão abrirá procedimento para apurar o caso.

Clidenor tem mais de 20 passagens pela polícia, conforme o Sinpoljuspi. Ele foi condenado por tráfico de drogas e estava preso desde março.

"Os presos estavam sem algemas e trabalhando em uma construção na área externa do presídio. O Clidenor viu a oportunidade e saiu correndo na mata. Esse tipo de serviço na área externa deveria ser feito por uma empresa especializada e não por detentos", comentou o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

O sindicato denuncia o baixo efetivo de policiais penais no sistema prisional do Piauí. Na Cadeia Pública de Altos são 60 servidores divididos em quatro plantões e para custodiar 550 detentos.

"Temos um número insuficiente de policiais penais. O ideal seria três policiais cuidado de um preso. Era ter por plantão 125 servidores", destacou Kleiton Holanda.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: policiais, presos, detentos