Detenta tem livre trânsito em presídio; sindicato aponta falha na segurança

29/01/2016 07h49


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiAviso de livre trânsito de detenta foi pregado nos corredores de penitenciária.(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Aviso de livre trânsito de detenta foi pregado nos corredores de penitenciária.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários denunciou que a detenta Elidiane Maria B. Sousa tem livre trânsito por todas as dependências da Penitenciária Feminina de Teresina. Segundo Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a regalia é ilegal, imoral e compromete as normas de segurança da unidade prisional. Sobre o caso, a Secretaria de Justiça (Sejus) disse que a autorização especial existia, mas que expirou nesta quinta-feira (28).

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiClique para ampliarSejus afirmou que autorização expirou nesta quinta-feira.(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Sejus afirmou que autorização expirou nesta quinta-feira.

“É imoral, ilegal e causa um constrangimento ao servidor porque você dá livre acesso a um detento e isso impede que os agentes façam qualquer procedimento de segurança. Caso aconteça um problema, os responsáveis são os agentes que tem seu trabalho dificultado”,
afirmou Kleiton.

Em nota, a Sejus afirmou que devido ao bom comportamento, a detenta desenvolve várias atividades como limpeza, cozinha e no projeto de leitura. Elidiane foi umas das privadas de liberdade que conseguiu aprovação no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para o curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Clique para ampliarElidiane Barbosa tinha livre trÂnsito em penintenciária.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Elidiane Barbosa tinha livre trÂnsito em penintenciária.

Para o Sinpoljuspi, apenas a Justiça pode dar regalia para os presos. “Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Todo preso é igual perante a lei e não pode haver diferenciação. Isso coloca em cheque a segurança dos agentes, assim como o trabalho administrativo”, disse Kleiton Holanda dando conta ainda que foram pregados cartazes nas depedências da Penitenciária Feminina informando sobre a autorização especial de Elidiane.

A nota da Sejus não se esclarece se o fato da detenta ter liberdade para entrar em qualquer setor da unidade prisional é legal ou não. Ainda de acordo com a secretaria, a autorização de livre trânsito expirou nesta quinta-feira (28).

Nota da Secretaria de Justiça (íntegra)
A gerência da Penitenciária Feminina de Teresina esclarece que a detenta Elidiane Barbosa, devido ao bom comportamento, trabalha nas tarefas diárias da unidade, como limpeza, cozinha e no projeto de leitura desenvolvido com as demais internas, atividades monitoradas pelos agentes penitenciários. No que tange ao cartaz, tratava-se de uma autorização temporária que se encerrou nesta quinta-feira (28). Os procedimentos de segurança continuam normalmente no presídio.

Gerência da Penitenciária Feminina de Teresina

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook