Detenta que corrigia redações das colegas passa em pedagogia na UFPI

20/01/2016 08h52


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Lidiane Barbosa incentiva a leitura dentro de presídio no Piauí.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Lidiane Barbosa incentiva a leitura dentro de presídio no Piauí.

A detenta e professora de letras português Elidiane Barbosa, que há dois anos ajuda as companheiras de cela a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), passou para o curso de pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) com uma nota de 592 pontos. A lista dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgada na segunda-feira (17).

Elidiane Barbosa, que fez ao todo 592 pontos, falou sobre o tema da redação (valorização do professor) e o nível das provas. “Para mim, foi difícil falar sobre o tema e até achei que minha nota poderia ser melhor se o assunto fosse outro. Já o nível da prova foi bem parecido com o exame aplicado para os demais estudantes, com questões de médio e alto grau de dificuldade”, analisou.

Com vaga garantida na UFPI, a detenta vai receber da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos um regime especial e transporte para realizar o curso.

A condenada desenvolve um projeto de leitura dentro da Penitenciária Feminina de Teresina. Além de ser responsável pela biblioteca, Elidiane percorria as celas para realizar empréstimos de livros. Com desejo de mudar a realidade da penitenciária, a professora passou a estimular as companheiras a garantir um futuro através de um curso superior que poderia ser alcançado através do ENEM.

A professora Elidiane, que tem especialização em literatura brasileira e portuguesa, foi condenada a 16 anos de reclusão pelo assassinato do marido. Apesar da sentenciada, a detenta alega que ele se matou.

Privados de liberdade aprovados
Além de Elidiane, o interno Ideraldo Leite da Silva, da Penitenciária Vereda Grande, em Floriano, também conseguiu passar para pedagogia na UFPI.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: curso, detenta, elidiane