Deputado Dr. Marcus V. Kalume propõe criação de política de saúde para combater as DSTs entre jovens

06/03/2024 21h12


Fonte Alepi

Imagem: Divulgação/AlepiDeputado Dr. Marcus Vinícius Kalume propõe criação de política de saúde para combater as DSTs entre jovens(Imagem:Divulgação/Alepi)Deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume propõe criação de política de saúde para combater as DSTs entre jovens.

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) apresentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (6), um Indicativo de Projeto de Lei para criar a Política de Prevenção e Enfrentamento das DST/HIV/AIDS entre jovens e adolescentes. Ele informou dados que mostram o crescimento dessas doenças em pessoas mais novas nos últimos anos.

Os números mostram que, entre 2015 e 2023, o Piauí registrou 3.279 novos casos de AIDS. Entre esses, 49% são de pessoas que têm entre 20 e 34 anos, e a maioria das vítimas das doenças são de Teresina e Floriano. Para mudar essa realidade, Dr. Marcus Vinícius Kalume propõe no Indicativo que o Estado fortaleça as campanhas de conscientização nas escolas e nos locais mapeados em que há maior concentração de jovens. Além disso, sugere a criação das campanhas “Julho Amarelo de Luta contra as Hepatites Virais” e “Dezembro Vermelho de Luta contra a AIDS”.

Quatro requerimentos do parlamentar pedindo melhorias para a Localidade Artur Passos, na zona rural de Jerumenha, também foram lidos na sessão plenária. Um deles deve ser remetido à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) solicitando um trator para os produtores rurais.

Outros dois solicitam obras de infraestrutura ao IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), incluindo 10.000 m² de calçamento e 27 km de asfaltamento para ligar a BR-135 à Localidade Patos. Também para o Governo do Estado, mas direcionado à Secretaria da Defesa Civil, Dr. Marcus Vinícius Kalume requereu a perfuração de um poço tubular.

Ainda referente a serviços básicos, foi apresentado pelo deputado Oliveira Neto (PT) um requerimento solicitando da Equatorial Piauí melhorias nos serviços prestados a nove cidades do sul do Piauí. Os municípios destacados pelo parlamentar são Corrente, Riacho Frio, Curimatá, Avelino Lopes, Julio Borges, Parnaguá, Gilbués, Cristalândia e Sebastião Barros.

Oliveira Neto também é autor de Projeto de Lei que cria a Campanha de Conscientização sobre o Manobra de Heimlich, também conhecida como Abraço da Vida. Ela é utilizada para desobstruir rapidamente as vias respiratórias em casos de engasgo. O objetivo do parlamentar é que estabelecimentos de alimentação treinem seus funcionários para executar a manobra. A proposta é que o treinamento seja oferecido pelo Corpo de Bombeiros.

Tribunal de Justiça - O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí apresentou três projetos para análise na Alepi. Eles promovem a criação de um Programa de Aposentadoria Incentivada, mudanças administrativas em algumas áreas como regularização fundiária e delitos de organização criminosa e a criação de uma Vantagem Pecuniária Individual.

O Ministério Público também encaminhou uma matéria que trata da criação de um Termo de Ajustamento de Conduta Disciplinar para casos de análise disciplinar de procuradores.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, estado, parlamentar