Deputado Dr. Francisco Costa busca soluções para reduzir filas de cirurgias no SUS

19/07/2023 11h29

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarO suplente de deputado, Dr. Marcus Vinícius Kalume; o Secretário Estadual da Saúde, Antonio Luiz e deputado federal Dr. Francisco Costa.(Imagem:Reprodução/Instagram)O suplente de deputado, Dr. Marcus Vinícius Kalume; o Secretário Estadual da Saúde, Antonio Luiz e deputado federal Dr. Francisco Costa.

O deputado federal Dr. Francisco Costa demonstrou grande preocupação com a crescente demanda de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam por cirurgias eletivas, um problema que se agravou durante o período da pandemia e continuou nos anos seguintes. Em uma reunião realizada nessa terça-feira (18) com o Secretário Estadual da Saúde, Antonio Luiz, e o suplente de deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume, o deputado abordou a questão em busca de soluções para enfrentar esse desafio na área da saúde.

Durante o encontro, o Deputado Francisco Costa discutiu a situação das filas de espera para cirurgias eletivas no estado, destacando a preocupação com a quantidade de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades médicas. Esse problema é resultado de um acúmulo de demanda, que se agravou durante a pandemia da COVID-19, quando muitos procedimentos eletivos precisaram ser adiados para priorizar o atendimento aos casos emergenciais.

Para enfrentar essa questão, a Secretaria Estadual da Saúde já está promovendo mutirões no Hospital Getúlio Vargas (HGV) através do programa "Saúde em Dia". O objetivo é agilizar os atendimentos e cirurgias, buscando reduzir as filas de espera e proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente aos pacientes.

O gestor da Saúde, Antonio Luiz, informou ao deputado Francisco Costa sobre a disponibilização de profissionais de saúde para os hospitais regionais, o que possibilitará a realização de mais cirurgias em todo o estado. Além disso, o secretário se comprometeu a intensificar o trabalho nos próximos meses, buscando avançar ainda mais na redução das filas de espera e proporcionar um atendimento de qualidade para todos os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas.

Dr. Francisco Costa ressaltou a importância de ações efetivas para resolver esse problema e garantir que todos os pacientes tenham acesso aos procedimentos cirúrgicos de que necessitam, de forma oportuna e segura. Ele destacou que é fundamental trabalhar em conjunto com a Secretaria da Saúde e outros profissionais da área para enfrentar esse desafio e proporcionar uma saúde mais acessível e eficiente para a população.

A questão das filas de espera para cirurgias eletivas é uma preocupação que demanda ação imediata, e o deputado Francisco Costa reforça seu compromisso em buscar soluções para melhorar a saúde pública no estado, garantindo atendimento adequado e respeitoso a todos os cidadãos.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui