Deputado Dr. Francisco Costa anuncia aprovação do novo Bolsa Família na Câmara dos Deputados

31/05/2023 08h16

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoDeputado Dr Francisco (PT/PI)(Imagem:Divulgação)Deputado Dr Francisco (PT/PI)

O deputado federal Dr. Francisco Costa divulgou na noite dessa terça-feira (30), a aprovação no plenário da Câmara dos Deputados do novo Bolsa Família, por meio da Medida Provisória (MP) do governo Lula, na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV), o qual ele atuou como relator. O texto proposto pelo deputado foi aprovado integralmente, sem inclusão de destaques.
 
O Bolsa Família é um programa social que já beneficia cerca de 21 milhões de famílias em situação de pobreza em todo o país. Com a aprovação do PLV, diversas melhorias e inclusões foram asseguradas ao programa, visando atender de forma mais abrangente às necessidades das famílias em vulnerabilidade.

Uma das principais medidas incluídas no PLV é o acréscimo de 50 reais no benefício para lactantes, ou seja, para as mães que estão amamentando. Essa medida visa garantir um apoio adicional às famílias que possuem bebês em fase de amamentação, reconhecendo a importância desse período para a saúde e o desenvolvimento infantil.

Outra conquista importante é a permissão para que as famílias de pescadores artesanais beneficiários do Programa Bolsa Família continuem recebendo o benefício durante o período em que estão no seguro-defeso. Essa medida assegura um suporte financeiro contínuo aos pescadores e suas famílias, mesmo quando estão impossibilitados de realizar a atividade pesqueira devido às restrições temporárias.
 
O PLV também abrange a possibilidade de contrair empréstimo consignado para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ampliando as opções de acesso ao crédito e proporcionando maior autonomia financeira aos beneficiários.

Outra inclusão relevante é a do Auxílio Gás, que visa auxiliar as famílias de baixa renda a arcarem com os custos do gás de cozinha, um recurso essencial no dia a dia. Essa medida busca aliviar o orçamento das famílias mais vulneráveis, garantindo o acesso a um item básico para a preparação dos alimentos.
 
O deputado Dr. Francisco Costa expressou sua satisfação em concluir essa etapa do trâmite com sucesso e destacou a importância das medidas aprovadas para a melhoria do programa Bolsa Família. Agora, o projeto segue para votação no Senado, onde será analisado pelos senadores.

A expectativa é de que o novo Bolsa Família, com suas atualizações e ampliações, possa beneficiar um número ainda maior de famílias em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes condições dignas de subsistência e contribuindo para a redução da desigualdade e a promoção do bem-estar social em todo o país.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: programa, deputado, medida