Deputada quer incluir Lei Maria da Penha no currículo da PM

05/11/2013 11h45


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputada Flora Isabel(PT)(Imagem:Alepi)Deputada Flora Isabel(PT)

A inclusão da Lei Maria da Penha no curso de formação das Academias da Polícia Militar e Polícia Civil do Piauí é o objetivo do requerimento da deputada Flora Izabel (PT) aprovado ontem (04), no plenário da Assembleia Legislativa. A parlamentar busca levar maior conhecimento e reduzir o crime contra mulheres em todo o Estado.

Trata-se da lei nº 11.340 aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Lula, em 07 de agosto de 2006. Diversas mudanças e maior rigor e punição nos casos de crimes contra a mulher no âmbito doméstico e familiar. A lei entrou em vigor dia 22 de setembro de 2006, e no dia seguinte, o primeiro agressor foi preso no Rio de Janeiro.

A lei cria mecanismos para coibir a violência contra a mulher, as formas de discriminação, e erradicar a violência . Para isso, foram criados os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra as mulheres, altera o Código Penal e a lei de Execução Penal.

Para entender – A farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes foi espancada violentamente pelo esposo durante seis anos de casamento. Em 1983 tentou assassiná-la por duas vezes, depois, ficou paraplégica e foi vítima de afogamento.

Após a aprovação da lei Maria da Penha, de início, houve redução nos casos de agressão contra as mulheres. A igreja católica e a igreja Evangélica também elaboraram uma cartilha onde condenava a violência praticada contra as mulheres.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews