Denúncias de violência contra a mulher nas delegacias caem, mas queixas por app crescem 21%

14/07/2020 08h28


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Denúncias de violência contra a mulher nas delegacias caem durante a pandemia, mas queixas por aplicativo crescem 21%.(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Denúncias de violência contra a mulher nas delegacias caem durante a pandemia, mas queixas por aplicativo crescem 21%.

Os números de registros de crimes nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) sofreram uma queda, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Conforme o estudo, a redução foi de 14,43% no período de 1° de janeiro à 30 de maio deste ano comparado ao mesmo período de 2019.

Em contrapartida, nos primeiros cinco meses do ano de 2020, o botão do pânico no aplicativo Salve Maria recebeu 341 acionamentos, enquanto em 2019 o número foi menor 21,35% no mesmo período, com 281 registros.

De março a maio de 2020, o aplicativo registrou 263 acionamentos do botão do pânico, número maior que o ano de 2019, com 147 acionamentos, uma média mensal de 87 registros.

Enquanto isso, nas delegacias especializadas, de janeiro à março deste ano, foram registrados 1245 boletins. No ano anterior, foram contabilizados 1355 denúncias no mesmo período.

O levantamento apontou ainda uma redução nos crimes de feminicídio. De janeiro a maio deste ano, foram registrados sete casos, enquanto no mesmo período em 2019, houve 13 crimes.

Violência não diminuiu

A delegada Bruna Fontenele, coordenadora do Departamento de Proteção à Mulher, afirmou que os dados não significam uma queda da violência no Piauí, mas sim, que menos vítimas estão conseguindo denunciar no canais formais.

"Isso não significa que a violência diminuiu, apenas que com esses dados que a informação está chegando de forma reduzida. Por isso é sempre importante que a gente reforce e oriente que nossos canais presenciais e online estão funcionando para atender às mulheres vítimas de violência doméstica”, informou.

O levantamento foi baseado na quantidade de boletins registrados e teve como fontes o Sistema de Boletins de Ocorrência (SISBO) e o SINESP PPE, ambos da Polícia Civil.

Como denunciar
Imagem: DivulgaçãoCampanha Campanha "Ei, mermã!", do Governo do Piauí busca combater a violência doméstica durante o isolamento social.

Além do aplicativo Salve Maria, disponível gratuitamente na loja de aplicativos Play Store e App Store, as denúncias podem ser feitas ainda através do telefone 190, de emergências da Polícia Militar, ou do número 180, do Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal.

O Centro de Referência Francisca Trindade iniciou a Campanha "Ei Mermã!", para sensibilizar as mulheres a não silenciarem nenhum tipo de agressão seja física, psicológica, moral, econômica ou patrimonial, e estimular que uma mulher sendo vizinha, amiga, prima, mãe, avó, tia, irmã, esposa, namorada ou cunhada possa denunciar, acolher e ajudar outras mulheres que estiverem em uma situação de violência.

O Centro de Referência recebe também denúncias através do WhatsApp, pelo número (86) 99433 0809. Através do Centro de Referência, tanto vítimas como vizinhos ou familiares das vítimas de violência doméstica podem dúvidas de ordem jurídica e psicossocial. A coordenadoria disponibiliza ainda o e-mail ouvidoria.mulher@cepm.pi.gov.br.

Durante esse período, a Patrulha Maria da Penha manterá as visitas de fiscalização e atenderá também pelo número (86)99414-8857, no atendimento às vítimas com medidas protetivas. Os pedidos de medidas protetivas também podem ser feitos pelo telefone.

Há ainda iniciativas como a do Instituto Esperança Garcia, que criou uma campanha com um vídeo sem som no Instagram. A intenção foi alertar as vítimas sobre as várias formas de se denunciar. O Instituto divulgou ainda o telefone (86) 99416 9451. 
 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: crimes, mulher, denunciar