Dengue: Sesapi realiza atividade de campo com agentes de saúde da Chapada das Mangabeiras

23/02/2024 15h18


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) fez uma atividade de campo com agentes comunitários de saúde da Chapada das Mangabeiras. O objetivo é colocar em prática tudo o que foi repassado pela Sesapi nos dois dias de capacitação sobre o manejo e enfrentamento da dengue na região. A atividade foi desenvolvida na área do Salão da Serra, localizado no bairro Morro do Frei, no município de Bom Jesus.

Durante a visita, os técnicos da Sesapi e do Centro de Inteligência Em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten), acompanhados dos agentes comunitários de saúde, demonstraram locais adequados para utilizar equipamentos de captura dos vetores, bem como a melhor forma de iniciar o contato com a população.

Também foram inspecionados locais propícios para criadouros do mosquito, como reservatórios de água, áreas com entulhos e o interior de residências. A área onde foi desenvolvida a atividade porque agentes que atuam no município já identificaram a presença de larvas do mosquito na região.
Imagem: DivulgaçãoA atividade foi desenvolvida na área do Salão da Serra, localizado no bairro Morro do Frei, no município de Bom Jesus.(Imagem:Divulgação)A atividade foi desenvolvida na área do Salão da Serra, localizado no bairro Morro do Frei, no município de Bom Jesus.

"Levar nossos agentes para uma experiência de campo agrega ainda mais nesse trabalho de enfrentamento que a Sesapi vem desenvolvendo. No campo, eles vão poder ver a teoria em prática, identificando algumas peculiaridades que somente essa atividade apresenta. Locais ideais onde os vetores se instalam para a reprodução, ou até mesmo áreas que podem passar despercebidas, bem como a forma correta de lidar com cada situação encontrada. Dessa forma, estamos deixando nossos profissionais mais capacitados para esse trabalho", disse Francisco de Assis, colaborador do Ministério da Saúde para a Coordenação de Saúde Ambiental da Sesapi.

A capacitação trabalhou ainda o controle da população adulta do mosquito transmissor da dengue, o uso do "fumacê", no entanto, o maior destaque no processo de redução de casos continua sendo o da eliminação de focos, evitando o surgimento de novos mosquitos transmissores, sendo essencial a participação da população nesse processo de combate.

A Sesapi destaca que, mesmo trabalhando a importância do controle vetorial, é necessário chamar a atenção para a necessidade da participação da população nesse trabalho, uma vez que mais de 80% dos criadouros são identificados em ambientes domiciliares ou nas proximidades de residências.

"Manter o ambiente domiciliar limpo, bem como evitar o descarte de lixo em terrenos abandonados, que possam vir a se tornar criadouros, é imprescindível para a redução mais efetiva de novos casos", destaca Mauro Barbosa, sanitarista da Coordenação de Saúde Ambiental da Sesapi.

Tópicos: agentes, sesapi, mosquito