Demanda por exames para ISTs cresceu 17% no Centro de Testagem e Aconselhamento em 2023

13/12/2023 12h07


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), desempenha papel fundamental na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Em 2022, foram realizados 14.683 exames. Em 2023, entre os meses de janeiro a novembro, o CTA realizou 17.248 exames. Se comparado ao mesmo período do ano passado, foram 2.565 exames a mais, um aumento de 17,47%, segundo o SI-CTA.

Cristiana Rocha, coordenadora estadual do CTA explica que o centro oferece uma variedade de serviços, incluindo exames e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. “O diferencial desses testes reside na metodologia ágil, permitindo que os resultados sejam entregues no mesmo dia. Essa rapidez é crucial para a tomada de decisões e início de tratamentos, se necessário”, explica a gestora.

Além da eficácia dos testes, o CTA preza pelo cuidado integral, fornecendo aconselhamento e orientações às pessoas que buscam seus serviços. Também há a disponibilização de PEP (medicamento anti-HIV em caráter de urgência) e PREP (uso programado do medicamento). O ambiente é caracterizado por ser de porta aberta, garantindo que qualquer pessoa possa realizar exames de forma gratuita e sigilosa.
Imagem: DivulgaçãoSó entre os meses de janeiro a novembro, foram realizados 17.248 exames.(Imagem:Divulgação)Só entre os meses de janeiro a novembro, foram realizados 17.248 exames.

Em caso de resultados positivos para sífilis, hepatite B e C, encaminhamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) são realizados para triagem e tratamento. No caso de diagnóstico positivo para HIV, a pessoa é encaminhada para os centros especializados, como o SAI do Hospital Natan Portal ou Lineu Araujo, onde poderão fechar o diagnóstico clínico com médicos especializados e iniciar o tratamento, se necessário.

A rotina de atendimentos do CTA se estende às quartas e sextas, nos turnos da manhã e tarde, oferecendo profilaxia pré-exposição e profilaxia pós-exposição ao HIV. Estes tratamentos preventivos são complementados com a disponibilização de insumos como preservativos internos e externos, além de ações educativas que visam informar e conscientizar a população.

A equipe do CTA não se limita ao seu espaço físico em Teresina, mas estende seu apoio técnico aos CTAs de Parnaíba, Floriano e Oeiras, bem como à atenção primária dos municípios circunvizinhos. O compromisso é assegurar que a prevenção e o cuidado alcancem todas as regiões do estado.

“Vale ressaltar que os testes rápidos também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), facilitando o acesso da população a esses importantes recursos de saúde pública”, destaca Cristiana.

Diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o CTA se coloca à disposição da comunidade, reforçando seu compromisso com a saúde, prevenção e promoção dos cuidados com quem busca o serviço. O CTA esta localizado na Rua Vonte e Quatro de Janeiro, 124 - Centro de Teresina. Telefone: 3216-2049.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: exames, testes, preven??o