Delegados piauienses discutem diretrizes para o Plano Nacional da Educação

07/12/2023 10h50


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA etapa estadual envolve a participação de 500 delegados eleitos e encerra nesta quinta-feira (7).(Imagem:Divulgação)A etapa estadual envolve a participação de 500 delegados eleitos e encerra nesta quinta-feira (7).

A abertura da Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE) no Piauí aconteceu na quarta-feira (6) e reuniu delegados representantes de todas as regiões do Estado e de organizações da sociedade civil. O encontro discute as propostas para a construção de políticas educacionais efetivas e com mais inclusão social.

Essa é a fase intermediária de preparação para a conferência, que foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República?para acontecer em janeiro de 2024. A?Conferência tem como tema o?“Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
Imagem: DivulgaçãoWashington Bandeira(Imagem:Divulgação)Washington Bandeira

O secretário de Estado da Educação do Piauí e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Washington Bandeira, esteve na solenidade e afirmou que o Piauí tem levado a sério as discussões do Plano e apresentará contribuições pertinentes para a execução das políticas educacionais.

“Os trabalhos nas conferências municipais foram excelentes e, aqui, não será diferente. Tenho certeza que o Piauí terá uma excelente participação na Conferência Nacional, pois temos muita clareza de que todo e qualquer processo de transformação social começa pela Educação. Somos todos corresponsáveis por isso. Queremos uma escola inclusiva e verdadeiramente integral, que ofereça aos estudantes diversas habilidades e competências para a construção de uma sociedade com mais desenvolvimento social, ambiental e econômico”, disse o gestor.
Imagem: DivulgaçãoDelegados piauienses discutem diretrizes para o Plano Nacional da Educação.(Imagem:Divulgação)

Em abril deste ano, o Fórum Estadual de Educação do Piauí foi retomado como um espaço aberto ao diálogo quanto a proposições de ações e cumprimento de metas para a Educação do Estado. A reabertura faz parte de uma reconstrução também em âmbito nacional com o Fórum Nacional de Educação, responsável pelo acompanhamento e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A etapa estadual envolve a participação de 500 delegados eleitos e encerra nesta quinta-feira (7). Os resultados das etapas estadual e nacional incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional no país, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui