Curso online e agendamento de horários: empresas se preparam para retorno das atividades no Piauí

06/07/2020 14h50


Fonte G1 PI

Imagem: Murilo Lucena/TV ClubeComércio de Teresina está fechado há cerca de 90 dias devido à pandemia.(Imagem:Murilo Lucena/TV Clube)Comércio de Teresina está fechado há cerca de 90 dias devido à pandemia.

Com o início da retomada gradual do comércio no Piauí nesta segunda-feira (6), diversos estabelecimentos se preparam para reabrir em todo o estado. Contudo, o período de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus afetou todos os segmentos e um novo recomeço requer planejamento e adaptação ao momento de pandemia.

Para empreendedoras como a cabeleireira Desterro Torres e a maquiadora Cecília Nascimento, a falta de eventos se refletiu também nos atendimentos, já que o segmento da estética é movido majoritariamente pelas festas e celebrações. O setor é o que mais emprega em todo o país e no Piauí existem 10.029 estabelecimentos de estética, entre micro e pequenas empresas, que proporcionam trabalho e renda para milhares de famílias.

A empresária Adriana Lobão tem três salões que empregavam 68 profissionais antes da pandemia. Ela ressaltou a dificuldade e destacou que várias pessoas do mesmo ramo não terão como reabrir suas empresas.

“Todos estão lutando, arrumando seus estabelecimentos, esperando que as autoridades deem alguma luz no sentido de abertura e começando a arrumar seus salões de acordo com os protocolos”, afirmou.

Nos restaurantes, o movimento também não tem sido o mesmo. Éder Lima tem um restaurante no Centro de Teresina que atendia trabalhadores durante o dia e frequentadores de eventos na madrugada. Durante a pandemia, ele percebeu que a clientela diminuiu consideravelmente e não obteve os mesmos resultados com o serviço de entrega.

“Estamos tentando nos segurar, esperando voltar, para que quando retorne a gente possa reabrir. Os funcionários que trabalham com a gente há muito tempo são praticamente nossa família”, disse.

O pub de Bárbara Monteiro também passa por maus momentos durante o distanciamento social, já que o negócio não tem rendido com o delivery. “Triste. A gente sofreu um choque inicialmente, porque vemos a casa lotada sempre e hoje, trabalhando com delivery, você vê as mesas fechadas. Tivemos que ter muita força de vontade para conseguir pensar em adaptações com essa pandemia”, explicou.

"Choque administrativo"
Segundo uma pesquisa do Sebrae, mais de 125 mil estabelecimentos comerciais do Piauí foram atingidos de alguma forma. Alguns tiveram suas atividades prejudicadas e, em outros casos, ela foi inviabilizada.

Diante do atual momento, os empreendedores já entenderam que é necessário se reinventar e buscar alternativas para atender de acordo com o interesse e a necessidade do público. Segundo o gerente de gestão estratégica do Sebrae-PI, Carlos Jorge, é necessário um choque administrativo para sobreviver no pós-pandemia.

“Cada vez mais o marketing digital vai se tornar importante para as empresas, e elas têm que saber que esse processo que vai melhorar a entrega, reduzir custos e facilitar a comunicação e contato com o cliente”, explicou.

Internet é a principal aliada
Com as ferramentas digitais, os empreendedores já estão inovando em seus serviços para continuar dentro do mercado. A maquiadora Cecília Nascimento passou a realizar aulas de auto maquiagem e a vender produtos na internet. “O público tem dado um retorno bem produtivo e tem feito com que eu tenha sucesso nas minhas vendas”, disse.

Já a empresária Adriana Lobão tem adotado os protocolos de segurança para reabrir os salões quando houver a liberação. “Só vamos poder trabalhar com horários marcados, todos os clientes agendados, os colaboradores com EPIs, mantendo distanciamento e vamos precisar fazer um questionário diariamente com os colaboradores e clientes”, ressaltou.

Pensando em utilizar os meios digitais da melhor forma, Marcos Fonteles, que tem uma agência de Ecoturismo no Litoral do Piauí, lançou um aplicativo para entregar de tudo para a clientela. “O Alfred é um aplicativo de delivery de tudo. Tem a ver com esse serviço de transportes, mas ao invés de transportar pessoas, nós estamos transportando coisas para quem não pode sair de casa”, contou.

O Turismo foi um dos segmentos que caiu para zero durante a pandemia e Marcos tem planejado promoções para ajudar clientes a afastar o estresse do isolamento com boas viagens. “Viajar é meio que comungar com o eterno, você se transforma na viagem e é um tipo de coisa que o ser humano precisa espiritualmente, psicologicamente e fisicamente”, disse.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui