CRM-PI emite parecer sobre uso da cloroquina no tratamento da Covid-19

10/04/2020 14h12


Fonte G1 PI

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí emitiu parecer, nessa quinta-feira (9), sobre o uso da cloroquina e a da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, que já deixou sete mortos no estado. O Conselho entendeu que o médico tem autonomia para prescrever o medicamento, desde que ciente das condições de saúde pré-existentes do paciente. O governador Wellington Dias já havia anunciado, na quarta-feira (8) a compra de cloroquina e hidroxicloroquina para hospitais do Piauí.

A decisão foi das Câmaras Técnicas de Infectologia e de Medicina Intensiva do CRM-PI, cujos membros se reuniram por meio de videoconferência nessa quinta.

"O médico deve estar ciente dos riscos e precauções que deve tomar quanto aos antecedentes do paciente (...). Nesse sentido, os pacientes para os quais forem prescritas cloroquina ou hidroxicloroquina precisam ser monitorados quanto aos eventos adversos cardiovasculares e outros inerentes ao uso desses fármacos. Quanto às informações ao paciente, o médico deve informá-lo de todas as possíveis complicações e efeitos colaterais", diz o documento.

As Câmaras informaram que o Ministério da Saúde tem feito a recomendação do uso em casos moderados e graves e que a situação gerou uma orientação de isolamento social sem precedentes na história, devido à alta capacidade de disseminação do novo coronavírus.
Imagem: Reproduçãoxskxs(Imagem:djsdsd)

O parecer destaca ainda que, embora não exista comprovação científica de eficácia da cloroquina no tratamento contra a Covid-19, há estudos em seres humanos que mostram a eficácia da medicação em reduzir o grau de gravidade da doença, por vezes evitando a necessidade de internação do paciente em UTI.

"Dada a gravidade da situação em nível mundial e baseado em estudos clínicos preliminares, o Ministério da Saúde liberou o uso para tratamento de casos moderados e graves. [Estudos mostram que o medicamento] reduziu o tempo para recuperação clínica e promoveu a remissão da pneumonia em pacientes", diz o parecer.
O CRM explicou ainda que a cloroquina é uma droga disponível há décadas no mercado, utilizada em larga escala para tratamento contra a malária e doenças reumáticas, de baixo custo e que pode ser administrada via oral.

No dia do anúncio da compra do medicamento, o governador Wellington Dias informou que um protocolo está sendo elaborado para a administração dos remédios no Piauí.

“Nossos médicos estão elaborando esse protocolo que dá segurança tanto para o médico quanto ao paciente. Eles estão dialogando com profissionais do Ceará e do Pará. Através desse protocolo, os medicamentos podem ser manuseados apenas pela equipe médica", explicou.