CRM encontra lotação no setor de repouso e falta de médicos no Hospital do Buenos Aires, em Teresina

06/08/2021 07h00


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO estabelecimento hospitalar poderá sofrer interdição ética pelo CRM, proibindo o profissional de exercer seu trabalho por falta de condições mínimas para a segurança do ato médico(Imagem:Reprodução)

 O Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) voltou a fiscalizar o Hospital do bairro Buenos Aires, Zona Norte de Teresina, e detectou irregularidades na unidade como a lotação no setor de repouso de profissionais de saúde, falta de médicos e regulação de pacientes de alta complexidade sem comunicação prévia. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela gerência do hospital, informou que irá se pronunciar quando for notificada.

O CRM realizou a primeira vistoria no hospital em março deste ano, em que encontrou diversos problemas no setor de repouso, principalmente no feminino, e nas escalas médicas. Conforme o médico Juarez Holanda, membro do conselho responsável pela fiscalização, as irregularidades foram comunicadas ao Ministério Público e à Prefeitura de Teresina.

“A lotação é por causa da quantidade de profissionais do sexo feminino. O repouso é para a maternidade e para o pronto-socorro normal, o que gera um número alto de profissionais do sexo feminino. Além disso, foi verificada a falta de médicos obstetras”, disse Juarez.
Posteriormente, a direção do hospital informou que as irregularidades haviam sido resolvidas. Então, o MP pediu que o CRM realizasse uma nova fiscalização. Entretanto, os problemas foram novamente detectados.

“A lotação do repouso permanece e ainda verificamos que dos dois vasos sanitários no local, apenas um funciona. Também houve uma mudança na regulação de leitos de pacientes. Estão chegando pacientes de complexidade incompatível com a da unidade, ou seja, pacientes mais graves, o que acaba atrapalhando, porque eles têm que voltar para a regulação”, relatou o médico Juarez Holanda.

O estabelecimento hospitalar poderá sofrer interdição ética pelo CRM, proibindo o profissional de exercer seu trabalho por falta de condições mínimas para a segurança do ato médico.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: hospital, pacientes, repouso