Crise no mercado internacional prejudica setor do mel no Piauí, 3º produto mais exportado do estado

18/07/2023 15h45


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Tv ClubeFamília veio para o Piauí produzir mel.(Imagem:Reprodução/Tv Clube)Família veio para o Piauí produzir mel.

O Piauí produziu cerca de 230 toneladas de mel este ano. Apesar do número parecer grande, isso é cerca de 70% a menos do que foi produzido no mesmo período do ano passado. Além disso, a crise no mercado internacional influenciou negativamente o setor do 3º produto mais exportado do estado.

Para Rosane Moura, gerente da Cooperativa Apícola da Microrregião de Picos (CAMPIL), grande parte destes impactos são por um péssimo início de produção para a área.

"Esse ano não tinha venda, não tinha comprador, não tinha produção e o preço foi baixo, quase toda a produção de mel está indo para Santa Catarina. Enviamos para uma empresa de lá, e então, a empresa faz a exportação", afirmou.

O empresário Thiago Gama, afirma que durante esse ano sofreu uma queda de cerca de 90% na sua exportação, o número que chegou a ser de 2 mil toneladas em 2022, esse ano chegou apenas a 200 toneladas.

“Para a empresa teve um impacto enorme, tiveram poucas empresas que conseguiram se segurar durante esse ano e isso está muito atrelado a acordos firmados no ano passado e que mesmo assim não ajudam em nada o mercado”
, disse o empresário.

A gerente da CAMPIL, acredita que a melhor solução para frear a crise do setor seria o incentivo do consumo de mel dentro do próprio estado.

“Aqui no Piauí a gente tem uma cultura de achar que mel é remédio, quando não tem nada disso, mel é alimento. O governo do estado está buscando promover mais o produto dentro do próprio estado e assim, conseguir girar o mercado”,
explicou Rosane Moura.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: toneladas, cerca, empresa