Criança relata dor, professora aciona Conselho Tutelar, vÃtima descreve abuso sexual e pede ajuda
12/09/2025 09h04Fonte G1 PI
Imagem: Asscom/PCAC
Criança relata dor, professora aciona Conselho Tutelar, vítima descreve abuso sexual e pede ajuda para ela e irmã.

Uma criança denunciou que ela e a irmã foram vítimas de abuso sexual em São Miguel da Baixa Grande. Segundo o Conselho Tutelar do município, a denúncia foi feita quando a menina pediu à cuidadora escolar, durante o banho, que não a tocasse e relatou sentir dor nas partes íntimas.
A cuidadora então suspeitou do comportamento da criança, comunicou à diretora da escola, que acionou o Conselho Tutelar. Em conversa com duas conselheiras, a vítima apontou para a região íntima e, com dificuldade, contou que teria sido violentada em casa e descreveu o que teria acontecido.
De acordo com o Conselho Tutelar, a menina relatou ainda que a irmã dela sofria abusos semelhantes. A idade das vítimas não foi informada. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Na residência das irmãs, segundo o Conselho Tutelar, familiares negaram os crimes de forma agressiva. O órgão registrou um boletim de ocorrência e encaminhou as crianças para a casa de uma familiar.
Ao g1, a delegada Haliane Pereira, responsável pela investigação, informou que as crianças seguem sendo cuidadas pela familiar e que as investigações para identificar a autoria dos crimes continuam em andamento.
A denuncia aconteceu no dia 2 de julho, quando os cuidados com as duas criança já foram repassados para um familiar em outra casa.
Como denunciar
Denúncias sobre situações de abuso e exploração podem ser feitas pelo 180, pelo Disque 100 e também nos órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. A qualquer momento, em situação de flagrante, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.
A escola pode ser um espaço importante para que outras vítimas de violência sexual entendam o crime que sofreram e também possam buscar ajuda.
O Conselho Tutelar alerta professores e dos funcionários das escolas, para a necessidade de observar sinais no comportamento da criança, como queda no rendimento escolar, tendências de isolamento, automutilação e choro excessivo.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews