Criança de Itaueira que viralizou com pé torto congênito tem cirurgia realizada

28/04/2022 15h41


Fonte Ascom

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCriança de Itaueira que viralizou com pé torto congênito tem cirurgia realizada(Imagem:Divulgação)Criança de Itaueira que viralizou com pé torto congênito tem cirurgia realizada

Maria Paulina comoveu o Piauí inteiro, e até outros estados, com o seu vídeo sobre o sonho de voltar a andar. A menina de 8 anos é natural de Itaueira e viralizou há dois meses com um pedido que parece simples: ter uma cirurgia de pé torto realizada.

O ortopediatra Vinícius Nascimento, especialista em pé torto congênito, realizou a cirurgia de Paulina no Hospital Infantil. “Ela já havia realizado uma cirurgia em São Paulo com oito meses de vida, mas o tratamento não teve continuidade. Recebi ela aqui no Lucídio Portella e iniciamos o tratamento com gesso que culminou na cirurgia de hoje. Correu tudo bem e ela vai poder andar em breve”, explica Dr Vinícius Nascimento.

A mãe de Paulina, Paula Vanessa, comemora essa última etapa. “A cirurgia foi um sucesso. Sou só gratidão a Deus e ao médico que operou minha filha. Estávamos na fila de espera quando tivemos a ideia de fazer o vídeo e deu tudo certo. Estou muito feliz”, conta a mãe.

O que é o pé torto congênito?

Uma em cada mil crianças nasce com um ou os dois pés na posição errada, é o chamado pé torto congênito (PTC). Durante a gestação, o bebê nasce com o pé direcionado para baixo e a parte posterior virada para dentro. Geralmente, a panturrilha é mais fina e o pé menor.

O diagnóstico é feio ainda durante a gestação e o tratamento pode ser iniciado nos primeiros meses de vida. O tratamento inicia com a colocação de gessos para a correção da posição do pé, que devem ser trocados periodicamente. Dependendo da gravidade, é necessária cirurgia para corrigir a deformidade.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui