Crescimento do PIB do Piauí é superior ao nacional

23/11/2012 14h57


Fonte pi.gov.br

Imagem: Thiago AmaralClique para ampliarPIB do Piauí  (Imagem:Thiago Amaral)PIB do Piauí

O Governo do Estado, através da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), divulgou, na manhã desta sexta-feira (23), os dados do Produto Interno Bruto (PIB). O Piauí manteve crescimento do PIB no ano de 2010, com taxa de 4,2%. O Estado vem mantendo a taxa de crescimento nos últimos três anos maior que o Brasil, superando o PIB nacional em mais de 7,2%.

Um dos principais setores que influenciaram o crescimento do PIB, no ano de 2010, foi o da indústria, que no ano cresceu 16,5%. O setor de Serviços apresentou crescimento de 4,1% e a Construção Civil obteve a maior taxa de crescimento da Economia, 24,4%, impulsionada fortemente pelo segmento Obras Públicas.

Dentre as Obras Públicas que deram impulso na economia piauiense está o Residencial Jacinta Andrade, maior projeto de habitação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Brasil, e a Ferrovia Transnordestina, que possui um canteiro de obras na cidade de Paulistana, além da obra realizadas pelo Governo do Estado e dos municípios.

A diminuição do ritmo de crescimento, quando comparados com os dois anos anteriores, se deu por problemas enfrentados por algumas atividades econômicas, sobretudo, pela Agropecuária. Apesar do crescimento, o setor apresentou uma retração de -13,6%, devido período de poucas chuvas no ano.

O Brasil apresentou um crescimento de 7,5%, um saldo positivo após a crise de 2008 e 2009, onde o país apresentou uma retração no crescimento de -0,6%. Todos os dados do Estado divulgados foi um resultado de parceria entre a Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Cepro.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui