Cresce o número de trabalhadores informais no Piauí

01/03/2022 10h31


Fonte ClubeNews

A quantidade de pessoas desocupadas caiu nos últimos três meses de 2021, segundo dados do IBGE. O principal motivo foi o aumento de trabalhadores na informalidade. O Piauí tem o segundo maior nível de informalidade entre os estados do Nordeste, com 57% dos trabalhadores no mercado de trabalho nestas condições.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – a PNAD Contínua do IBGE – e mostram que, no Nordeste, o Piauí fica atrás apenas do Maranhão, que tem mais de 59% dos trabalhadores na informalidade.

Esse número é uma soma de empregados sem carteira assinada, trabalhadores domésticos sem carteira assinada, empregadores sem CNPJ e pessoas que trabalham por conta própria e também não têm CNPJ.

Formalização é importante

Apesar de ser uma oportunidade de gerar renda para a família, movimentar a economia e se reinserir no mercado, o trabalho informal tem suas desvantagens. É preciso lembrar que sem carteira assinada e sem CNPJ, o trabalhador não tem direito à aposentadoria nem outros direitos trabalhistas como férias remuneradas, décimo terceiro salário, licença-maternidade ou paternidade.

Outra questão preocupante é que, em caso de afastamento por motivo de doença, o trabalhador não está coberto pelo auxílio pago pela empresa (nos primeiros 14 dias) ou pelo INSS (a partir de 15 dias de afastamento do trabalho).

Para não ficar desprotegido quanto a esses direitos, o indicado é que o empreendedor ou trabalhador por conta própria faça sua formalização, seja como contribuinte facultativo do INSS, como Microempreendedor Individual ou outras opções.

Para isso, é possível buscar orientações no Sebrae, que tira todas as dúvidas e indica como se formalizar.

Quem preferir pode consultar um profissional de contabilidade ou administração de empresas. Em Teresina são muitos os profissionais ligados ao Conselho Regional de Administração – CRA e Conselho Regional de Contabilidade – CRC, que podem transmitir conhecimentos a quem está começando a empreender.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook