CPRM monitora Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e volume dos rios estão dentro da normalidade

19/01/2023 10h22


Fonte ClubeNews

Imagem: Reprodução/Rede ClubeRio Parnaíba está perto de atingir a cota máxima em Floriano.(Imagem:Reprodução/Rede Clube)Rio Parnaíba está perto de atingir a cota máxima em Floriano.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), que monitora seis pontos na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, afirmou ao Portal ClubeNews que o volume dos rios está dentro da normalidade e não oferecem, no momento, risco de inundação, diferente do que ocorreu em 2022, nessa mesmo período do ano.

O período chuvoso na capital e no interior do Piauí pode provocar transtornos às cidades e, principalmente, às populações ribeirinhas, em função do aumento do volume de água nos rios, devido às inundações e alagamentos.

“Nesse ano, estamos em uma situação bem mais confortável, pois todos os rios em monitoramento estão em situação de normalidade”,
disse o CPRM, nesta quarta-feira (18).

Os boletins semanais sobre o volume dos rios vão ser divulgados a partir do mês de fevereiro, no site da CRPM e em canais direto do órgão.

Chuvas em Floriano 

No início de janeiro do ano passado, o município de Floriano, no sul do Piauí, sofreu as consequências das chuvas intensas. A cheia do Rio Parnaíba provocou alagamentos em vários pontos da cidade, dentre os quais, a avenida Beira Rio e a Praça do Cais.

Mesmo atingida por fortes chuvas, Floriano não deve registrar grandes alagamentos neste mês de janeiro, pela estabilidade do volume de água no rio.

“Em 2022, nesse período, a cidade já havia ultrapassado a cota de alerta e chegou muito próximo da inundação. Nesse ano, o volume do Rio Parnaíba não aumentou tanto para provocar esses transtornos”, informou a CPRM.

PREVISÃO DE CHUVAS

A projeção de chuvas para os próximos dias é de possibilidade de temporais, especialmente nas áreas em vermelho do mapa, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, que acompanha a região Nordeste.

Já a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí divulgou que de hoje (18) a quinta (19) a previsão também é de chuvas volumosas, principalmente, nas regiões Norte e Centro-Norte do estado.

Recomenda-se:
  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores.
  • Em caso de descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia (se possível).
  • Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199), ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) e à Semar (telefone 86 99971-6298)
Imagem: DivulgaçãoPrevisão de Chuvas para o Piauí.(Imagem:Divulgação)Previsão de Chuvas para o Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: rios, chuvas, alagamentos