CPI da Equatorial: depoimento destaca gambiarras e postes de madeira com fios caídos no PI

01/06/2023 13h06


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalRede elétrica no interior do Piauí tem postes de madeira unidos por arame.(Imagem:Arquivo Pessoal)Rede elétrica no interior do Piauí tem postes de madeira unidos por arame.

A Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI da Equatorial, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), ouviu essa semana o advogado especialista em direito do consumidor, Arimatéia Dantas, que denunciou postes de madeira e a ação de cupins, no interior do estado.

Segundo ele, os postes de madeira são “gambiarras” da empresa de energia, estão em estado de deterioração e colocam em risco toda a população. Ele apresentou um vídeo com depoimentos de moradores de União, Luzilândia e Miguel Alves que não conseguem ligar ventiladores e máquinas para realizar as produções locais.

“Os postes, além de serem de madeira, estão com os fios caídos. Ouvimos depoimentos de pessoas, donas de casa, mostrando que não conseguem conservar nada na geladeira, porque a todo momento a energia cai”, denunciou.

O deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) informou que essas estruturas de madeira são feitas clandestinamente, principalmente na Zona Rural do Piauí. O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) acrescentou que há postes de madeira mesmo nas áreas urbanas do estado.

Outro tema abordado pelos parlamentares foi sobre o resultado das ações contra a Equatorial na Justiça. O deputado estadual Francisco Limma (PT) questionou acerca da quantidade de processos que Arimateia Dantas já havia ajuizado e seus resultados.

De acordo com um dos depoentes, ordens judicias foram mandadas por diversos juízes e não foram cumpridas.
Imagem: Reprodução  CPI da Equatorial: depoimento destaca gambiarras e postes de madeira com fios caídos no interior do Piauí.(Imagem:Reprodução ) CPI da Equatorial: depoimento destaca gambiarras e postes de madeira com fios caídos no interior do Piauí.

O segundo depoente ouvido foi o presidente da associação brasileira de engenheiros eletricistas, secção Piauí (Abee), Joselito Félix. Ele avaliou como positivo o serviço prestado e os investimentos feitos pela Equatorial. No entanto, ressaltou que “muito precisa ser feito”.
G1 denuncia postes de madeira no interior

Em 2021 e 2022 o g1 denunciou postes de madeira usados no interior do Piauí. A primeira denúncia aconteceu em novembro de 2021, quando moradores do bairro Santa Helena, no município de Colônia do Gurgueia, Sul do Piauí, sem energia elétrica há 20 anos, se uniram para comprar postes de energia elétrica e construir ligações clandestinas na região.

Segundo eles, o local não possui equipamentos para fornecimento adequado e cerca de 20 famílias sofrem constantemente com a falta de energia.

A segunda denúncia do g1 aconteceu em setembro do ano passado, quando a rede pública de iluminação da localidade Baixão dos Passos, em Barras, 109 km ao Norte de Teresina, foi alvo de críticas de moradores. Segundo eles, há cerca de dois anos, existem apenas postes de madeira sustentados por arames.

Ao g1, um dos moradores, que preferiu não se identificar, revelou que a localidade possui aproximadamente 200 moradores. De acordo com ele, alguns postes estão quebrados e com risco de queda, e oferecem perigo à população. “Até que é difícil faltar energia, mas o risco de uma tragédia tá muito claro”, comentou.

CPI da Equatorial

A instalação da CPI visa investigar a Equatorial Piauí, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica no estado.

A medida foi proposta pelo deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) e assinada por outros 16 parlamentares da Casa (confira os nomes ao fim da reportagem). O presidente, Franzé Silva (PT), destacou que o intuito é apurar possíveis irregularidades na prestação de serviços, após uma série de falhas no fornecimento de energia na capital Teresina e demais cidades do Piauí.

Confira a lista de deputados que assinaram o pedido da CPI

Evaldo Gomes (Solidariedade)
Franzé Silva (PT)
Nerinho (PT)
Dr. Vinicius Nascimento (PT)
Aldo Gil (PP)
Simone Pereira (MDB)
Dr. Hélio Oliveira (MDB)
Rubens Vieira (PT)
Elisângela Moura (PCdoB)
Ziza Carvalho (MDB)
Marden Menezes (PP)
Limma (PT)
Gessivaldo Isaias (Republicanos)
Hélio Isaias (PT)
Oliveira Neto (PT)
Felipe Sampaio (MDB)


Tópicos: energia, postes, equatorial