Covid: Piauí vai destinar 50% das vacinas para público em geral a partir desta quarta

09/06/2021 18h04


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA partir desta quarta-feira (9), 50% das vacinas contra a covid-19 que chegarem ao Piauí serão destinadas para o público em geral, de 18 a 59 anos. A medida foi aprovada hoje pela(Imagem:Reprodução)

 A partir desta quarta-feira (9), 50% das vacinas contra a covid-19 que chegarem ao Piauí serão destinadas para o público em geral, de 18 a 59 anos. A medida foi aprovada hoje pela Comissão Intergestores Bipartite (CiB). A CIB é um fórum de deliberação em âmbito estadual, abrangendo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

A Comissão decidiu ainda que 30% das vacinas serão usadas para dar sequencia à imunização do público com comorbidades e deficiência e 20% para os grupos que forem reconhecidos pelos Conselhos Municipais de Saúde de cada cidade como prioritários.

De acordo com Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Cosems, a forma como se dará a vacinação ficará a cargo dos municípios.

"O uso será por faixa etária, além de 30% para grupos prioritários. Mas ficará a critério da gestão municipal definir se coloca todo mundo apenas por faixa etária", explica a vice-presidente.

Leopoldina, que é secretária de saúde em Miguel Alves, disse que ontem vacinou 780 pessoas na cidade já seguindo o critério de vacinar apenas por faixa etária.

"A vacina vai andar muito mais rápido, já que comorbidade é a maior confusão para vacinar nos municípios. Todo mundo quer ser prioridade. Nós vacinamos ontem 780 pessoas e chamamos quem tem de 50 a 59 anos. Todo mundo dessa idade pode se vacinar. Já com comorbidade está liberado a partir dos 18 anos", afirmou, ressaltando que a campanha vai se repetir nesta quinta.

Pela decisão da CIB desta quarta, as 54.500 doses da vacina do laboratório AstraZeneca que chegam na madrugada desta quinta-feira, 10, já devem seguir o novo cronograma de distribuição.

No sábado, o governador Wellington Dias afirmou que existe a possibilidade de todos os piauienses com mais de 18 anos serem vacinados contra a Covid-19 até o mês de outubro.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: geral, faixa, vacinar