Covid longa: condição afeta pacientes recuperados da Covid-19 meses após o diagnóstico

27/11/2022 10h16


Fonte ClubeNews

A maioria dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 não chega a desenvolver a forma grave da doença e apresenta melhora em poucos dias. No entanto, algumas pessoas voltam a apresentar sintomas mesmo após se recuperar da infecção inicial. Essa condição é chamada síndrome da Covid longa.

O Portal ClubeNews conversou com o médico infectologista Nayro Ferreira, para saber mais sobre a Covid longa. Segundo ele, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem persistir por um mês ou mais.

“Covid longa é uma síndrome que ocorre na grande maioria dos pacientes no período pós-Covid. Os sintomas variam muito. Algumas pessoas relatam insônia noturna com sonolência diurna, associada a uma sensação de fraqueza extrema, falta de apetite, unhas quebradiças, queda de cabelo. Alguns pacientes reclamam de secura no globo ocular. Tudo isso vai depender do grau de infecção pela Covid-19. Geralmente nos casos de doença mais leve esses sintomas tendem a ser mais brandos”, informou.

Segundo o especialista, pacientes que desenvolveram formas graves da infecção inicial tendem a ter sintomas mais sérios e duradouros de Covid longa.

“O público mais suscetível à Covid longa são os pacientes que tiveram doença grave – que nesses pacientes os sintomas pós-Covid terem a ser mais severos – ou os extremos de idade, as crianças e os idosos. Essa população tende a ter Covid longa com sintomas mais severos e bem por um período mais prolongado, com mais de um mês de duração”,
disse.

O médico afirma que as complicações decorrentes da síndrome da Covid longa podem decorrer da baixa quantidade de nutrientes ingeridos na alimentação e ingestão de água insuficiente.

“As complicações, na grande maioria dos casos, acontecem mais por deficiência alimentar e ingestão hídrica, porque falta o apetite, falta sede, e o paciente tende a ficar desidratado, desnutrido, e as internações são para correção dessa desnutrição e desidratação. Às vezes cai um pouco mais o nível de sódio no organismo, sendo preciso repor, mas nada muito grave, não chega a acontecer entubação novamente por conta da Covid longa”,
comentou.

VACINAÇÃO

Nayro Ferreira destaca que a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir sintomas graves da Covid-19, e por consequência, a Covid longa.

“Independentemente de ter tido Covid ou não, as pessoas devem ser vacinadas. Toda a população deve estar coberta com a vacina contra Covid-19. A Anvisa e o Ministério da Saúde ainda não se pronunciaram com nenhuma nota técnica orientando a 3ª dose de reforço, mas algumas cidades, devido a estar acontecendo uma nova onda de casos da Covid por uma nova subvariante, estão imunizando a população com mais uma dose de reforço. A medida de prevenção mais eficaz que se tem falado desde o início da pandemia é a vacinação, é a única forma de prevenir quadros graves da doença”, mencionou.


Tópicos: covid, sintomas, casos