Coronavírus no Piauí: secretário de saúde explica demora no resultado de exames; estado tem 37 casos

17/03/2020 15h14


Fonte G1 PI

Imagem: Diêgo Holanda/G1Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) examina casos suspeitos.(Imagem:Diêgo Holanda/G1)Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) examina casos suspeitos.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou na manhã desta terça-feira (17) que a demora no descarte do número de casos suspeitos da COVID-19, doença causada pelo coronavírus, está ocorrendo pelo atraso no resultado da contraprova que realizada pelo Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. Até o momento, somente 9 casos foram descartados e outros 37 continuam sendo monitorados.

O secretário de saúde, Florentino Neto, informou que o primeiro exame é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e a partir desse resultado, uma amostra é enviada para o Instituto Adolfo Lutz, onde é emitida a contraprova.
Imagem: Laura Moura/G1Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto. (Imagem:Laura Moura/G1)Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto. 

"Só após a realização da contraprova que podemos dar um caso como descartado. Então, até esse resultado chegar até nós, esse caso vai continuar como suspeito e a emissão dessa resposta pode variar dependendo da demanda de amostras que o laboratório recebe em São Paulo",
explicou.

O secretário informou, ainda, que há transparência na divulgação dos casos e que, como previsto no plano de contingência proposto pelo governador Wellington Dias (PT), caso algum caso seja confirmado, a Sesapi vai tornar a informação pública.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:
Imagem: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.(Imagem:Infografia/G1)Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.

Tópicos: casos, sintomas, resultado