Conselho define lista tríplice e Bolsonaro escolherá próximo reitor da UFPI

08/09/2020 18h29


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoConselho define lista tríplice e Bolsonaro escolherá próximo reitor da UFPI(Imagem:Reprodução)
 O Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) definiu na tarde desta terça-feira (08) os nomes que farão parte da lista tríplice que será encaminhada à Presidência da República para escolha do futuro reitor da instituição.

O mais votado foi André Macedo, com 22 votos, que também havia vencido a consulta acadêmica realizada no último dia 12 de agosto. Ele encabeçará a lista que também contará com os nomes dos professores Gildasio Guedes, que obteve 11 votos, e Nadir Nogueira, atual vice-reitora, que obteve 6 votos na eleição do Conselho Universitário.

O novo reitor da Universidade Federal do Piauí será escolhido entre os nomes da lista pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido). A instituição tem até o próximo dia 18 de setembro para encaminhar a lista, com todas as documentações referentes ao processo de escolha.

“Vamos trabalhar para enviar com a maior brevidade possível, se possível amanhã. O presidente não tem um prazo para nomear o novo reitor, mas a gente espera que isso aconteça ainda dentro do nosso mandato”, afirmou o atual reitor Arimateia Dantas ao cidadeverde.com.

O processo de escolha do futuro reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) chegou a ser paralisado pela justiça após uma das chapas que participou da disputa questionar a legitimidade da consulta acadêmica realizada online. Para Arimateia Dantas, apesar dos percalços, a universidade conseguiu concluir bem o processo.

“Fizemos tudo que era possível para que o processo acontecesse dentro do prazo e de forma legal. Chamamos observadores externos para acompanhar o processo. Então, tudo tem sido feito com total transparência. O que a gente espera agora é conseguir enviar a lista e que seja acatado pelo presidente da República a nomeação do primeiro colocado da lista, embora, legalmente, ele tenha possibilidade de nomear qualquer um dos três”, disse o reitor.

O mandato da atual administração da Universidade Federal do Piauí termina no dia 18 de novembro. A expectativa é que até lá o presidente Jair Bolsonaro faça a nomeação do próximo reitor da instituição.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui